Filtrar
PME

Gestão financeira: dicas para sua empresa sobreviver

17/08/21 08:07

Você está cuidando bem da saúde do seu empreendimento? Saiba o que você não pode deixar de fazer pelo seu negócio

 

Como fazer a gestão das despesas da empresa

 

Uma em cada quatro empresas brasileiras fecha antes de completar dois anos por problemas relacionados à gestão de finanças e rotinas financeiras. Essa triste realidade apresentada por um estudo do Sebrae é consequência de uma série de fatores e, certamente, os empreendedores podem tirar a lição de que precisam olhar de perto a saúde de seu negócio.

Confira, a seguir, alguns lembretes que selecionamos para que você tenha mais segurança na condução de sua empresa e não cair na estatística:

Fuja da informalidade

Como fazer uma gestão financeira eficiente? Se você quer ter uma empresa, tem que aceitar as regras, pois elas facilitarão seu processo de gestão. É preciso formalizar seu negócio, recolher impostos, manter a contabilidade em dia. É esta base segura que vai permitir que sua empresa cresça a longo prazo.

Aprenda a cadastrar sua empresa no eSocial.

Não misture o dinheiro

É muito comum o pequeno empresário misturar as despesas da pessoa física com as da pessoa jurídica. Isso vira uma bola de neve que causa prejuízos tanto para a família como para a empresa, impedindo a gestão de finanças da empresa. Desde o início da empresa, certifique-se de que todas as contas estão separadas.

O Sodexo Multi é uma plataforma de gestão de despesas com funcionários que vai ajuda-lo a controlar melhor o dinheiro gasto pela equipe. Fuja dos vales em dinheiro e tenha uma visão mais completa de tudo o que está saindo do caixa da empresa.

Acompanhe o fluxo de caixa.

Como fazer gestão financeira de uma empresa? Em termos muito simples, o controle do fluxo de caixa consiste em:

  • Registrar todas as entradas: empréstimos, vendas e créditos adquiridos para a empresa
  • Registrar todas as saídas: custos com manutenção, investimentos no negócio, pagamento dos fornecedores e funcionários, quitação de dívidas e impostos.

Você pode encontrar na internet uma série de planilhas para ajuda-lo no fluxo de caixa, como esta do Sebrae.

Cuidado com as armadilhas.
Não investir em marketing, ignorar a concorrência ou não estabelecer metas reais para seu negócio prosperar. Esses são, infelizmente, erros comuns para novos empreendedores. Veja aqui um e-book sobre armadilhas para empreendedores para identificar os riscos e evita-los.

Leia mais sobre gestão financeira de empresas:

Conheça as carteiras digitais do Sodexo Multi

Cursos gratuitos para empreendedores

Palestra gratuita: o sucesso do cliente é o sucesso do seu negócio