Faça uma cotação ou ligue para 4004-4946

Filtrar
PME

Qualidade de vida no trabalho: mensurando o trabalho para PMEs

26/04/17 18:02

As iniciativas para melhorar a Qualidade de Vida no trabalho nas empresas não trazem benefícios apenas para os funcionários - elas também são boas para os negócios!

20170405-PME01.png

Recentemente, a Sodexo Benefícios e Incentivos realizou uma pesquisa com 4.805 donos de PMEs em sete países. E descobriu que investir em iniciativas que geram Qualidade de Vida no trabalho não trazem benefícios apenas para os funcionários - elas também são boas para os negócios!

20170405-PME02.png

As PMEs não tem acesso aos mesmos recursos de uma grande empresa, mas ainda tem uma grande variedade de iniciativas relacionadas a qualidade de vida que podem ser implantadas. Programas de qualidade de vida nas empresas consistem em planos de previdência, seguro saúde, programas de fitness e reconhecimento são as inciativas mais comuns implantadas por PMEs e, também, as mais bem aceitas pelos funcionários. E os benefícios refletem nos negócios da empresa.

20170405-PME03.png

Reconhecer as pessoas por seus esforços faz uma grande diferença nos resultados da empresa. Isso é particularmente importante na Índia, onde 97% dos empreendedores perceberam um aumento nas vendas quando eles começaram a reconhecer seus colaboradores por seu trabalho.

20170405-PME04.png

Programas que permitem que os funcionários alcancem um equilíbrio melhor entre suas vidas profissional e pessoal – serviço de concierge, babás e cuidadores, entre outros – são muito populares entre quem trabalha fora. E, para os PMEs, esse tempo extra de paz tem um efeito positivo na produtividade (para 89% dos entrevistados), para o clima no ambiente de trabalho (93%) e até mesmo nas vendas (74%).

20170405-PME05.png

58% das PMEs acreditam que atrair novos talentos e contratar funcionários capacitados é um de seus principais desafios. A qualidade de vida no trabalho é um dos principais atrativos para quem trabalha em uma PME, quando comparado aos benefícios e oportunidades de carreira oferecidos em uma grande organização. Contribuir para manter o poder de compra dos funcionários a oferecer seguro saúde ou planos de previdência é um meio muito eficaz de aumentar a satisfação. As duas iniciativas são as duas mais citadas como investimento para os próximos dois anos nas PMEs, que devem investir mais 17% nesses dois benefícios no período.

20170405-PME06.png

O caminho para a felicidade dos funcionários está no que eles comem? A pesquisa da Sodexo diz que sim: 82% das PMEs que ajudam seus funcionários a se alimentar melhor – principalmente ao oferecer vales refeição ou alimentação – perceberam uma melhoria no clima no ambiente de trabalho. O efeito foi ainda maior na Turquia (92%) e no México (94%).

Confira pesquisa Benefícios de uma Dieta Saudável.

Fonte: Relatório Global “Os desafios enfrentados pelas PMEs e a Qualidade de Vida no trabalho”, Sodexo,  Janeiro de 2016.

 

Quer saber mais sobre qualidade de vida no trabalho? Leia essa matéria sobre Programa Corporativo de Bem-estar.

 

Veja também

PME

Como as reformas trabalhistas impactam as PMEs

22/09/17 08:00

Leia artigo publicado na EXAME.com sobre como isso muda a rotina de quem tem um negócio

As PMEs podem apoiar profissionais com filhos
PME

Como as PMEs podem apoiar as famílias de seus colaboradores

03/08/17 09:54

As PMEs podem e devem apoiar seus funcionários nas suas responsabilidades no trabalho e com a família. Horários flexíveis, acesso à educação infantil e apoio em assuntos pessoais são os principais.