Filtrar
PME

Quando o auxílio-alimentação é ideal para a sua empresa?

08/03/22 14:57

Saiba em que situações a oferta de auxílio-alimentação é mais adequada!

 

Auxílio-alimentação Sodexo

 

Os benefícios que garantem uma alimentação adequada aos trabalhadores, como cartão de vale-alimentação e auxílio alimentação, são muito importantes e cada vez mais valorizados no mercado de trabalho.

Embora não sejam obrigatórios por lei, eles são oferecidos pela grande maioria das empresas, e os bons resultados com a sua disponibilização pelo empregador e utilização pelos seus colaboradores são comprovados.

É normal surgirem dúvidas dos gestores em relação ao tipo de benefício e formas de pagamento. Para apoiá-los nesse entendimento, esclarecemos alguns pontos abaixo:

Diferenças entre vale-alimentação e auxílio-alimentação:

Para começar, é preciso entender a diferença entre os benefícios do vale-alimentação e do auxílio-alimentação.

O que é o cartão de vale-alimentação?
É um benefício regulamentado pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Ele é oferecido na forma de um cartão e é destinado a compra de gêneros alimentícios in natura ou industrializados em mercados, mercearias, hortifrutis e outras lojas semelhantes.

O que é o cartão auxílio-alimentação?
É um cartão único no qual o empregador pode colocar créditos em duas carteiras diferentes: alimentação (para compras no mercado) e refeição (para uso em restaurantes e similares). A diferença entre auxílio alimentação e vale-alimentação é que, por não ser regulamentado pelo PAT, o auxílio-alimentação permite a transferência de saldo entre as carteiras de alimentação e refeição.

Agora que você sabe a diferença entre as duas soluções, entenda quais são as vantagens de cada um:

Vale-alimentação:

 

  • Quem concede o benefício podem obter incentivos fiscais ao fazer seu cadastro no PAT: é possível obter a dedução no imposto de renda de até 4% para empresas que se enquadram no regime de tributação de lucro real. Ou seja, as empresas que estão enquadradas em outros tipos de declaração não garantem os incentivos fiscais do PAT
  • O PAT possui regulamentação específica, previsibilidade e transparência nas suas regras de execução, ou seja, parâmetros legais de fiscalização determinados por decretos e portarias federais. Isso significa a segurança de que o benefício ofertado estará sendo usado da forma correta pelo funcionário.
  •  
  • Do lado do colaborador, o vale-alimentação conta com a variedade da rede credenciada Sodexo, presente em todo o Brasil. Pode consultar seu saldo e acessar serviços para o cartão no app Sodexo e no nosso site, além de fazer parte de um clube exclusivo de ofertas e promoções.

E as vantagens do auxílio-alimentação Sodexo?

  • Não configura salário, portanto é um valor que está isento de encargos sociais como o INSS e o FGTS.
  • Pode ser uma alternativa para empresas que não podem se beneficiar dos incentivos fiscais do Programa de Alimentação do Trabalhador, por não estarem enquadradas no regime de tributação de lucro real, como explicamos antes nesse artigo
  •  
  • O auxílio alimentação é uma solução para que empresas de menor porte operem de acordo com a Reforma Trabalhista de 2017, que proíbe o pagamento de benefício alimentação em dinheiro
  •  
  • Oferece a possibilidade de pagamento dos benefícios de alimentação e refeição em um único cartão
  • Permite a transferência de saldo entre os valores de refeição e alimentação, dando autonomia para seus funcionários usarem os créditos de acordo com suas necessidades

Independentemente da sua escolha, quando você contrata Sodexo oferece para seus funcionários um benefício seguro, com a maior rede de aceitação, que permite a você fazer a gestão 100% online. Conte conosco!

 

Leia mais:

O que é o PAT e o que mudou