Tenha um cartão único para vale-alimentação e vale-refeição

Sabia que é possível ter um cartão único com os benefícios de alimentação?

27 Maio 2022

Conheça o auxílio-alimentação da Sodexo, uma solução prática que une o vale-refeição e o vale-alimentação em um só cartão

Auxílio alimentação da Sodexo

O auxílio-alimentação da Sodexo é uma alternativa criada para as empresas que desejam oferecer os benefícios de refeição e alimentação aos funcionários sem estarem vinculadas ao Programa de Alimentação do Trabalhador  (PAT). Diferente do vale-alimentação e do vale-refeição que você já conhece, o auxílio-alimentação é não é regulado pelo PAT e, por isso, possui algumas características próprias. Entenda:

As diferenças entre os benefícios

Para oferecer o auxílio-alimentação, o empregador não precisa estar inscrito no PAT. Com isso, ele pode oferecer os benefícios de alimentação e refeição em um único cartão, com a possibilidade de transferência de saldos entre as carteiras, quando a funcionalidade é contratada. A transferência de saldo não é permitida para os benefícios regulados pelo PAT. 

Assim como os outros benefícios, o auxílio-alimentação não é incorporado ao salário do trabalhador, por isso, possui isenção de encargos sociais como INSS e FGTS. Em contrapartida, ele não garante as vantagens fiscais oferecidas pelo PAT, como a possibilidade de dedução dos valores gastos com o benefício no imposto de renda para empresas com regime de tributação de lucro real.

As vantagens do auxílio-alimentação

Para o trabalhador, o auxílio-alimentação é um benefício que une as funcionalidades do vale-alimentação e do vale-refeição em um único cartão, com a possibilidade de transferir valores entre os saldos (quando a funcionalidade é contrata), flexibilizando o uso de acordo com a necessidade de cada colaborador. Além disso, o cartão auxílio-alimentação possui tecnologia de pagamento por aproximação. 

Os usuários do cartão também têm acesso a serviços e todas as vantagens e promoções exclusivas pelo app ou site Sodexo Club, além de poderem utilizar o benefício em lojas virtuais que aceitam Sodexo e em aplicativos de delivery, em estabelecimentos que fazem parte da rede credenciada.

Ao contratar os benefícios de alimentação e refeição por meio do auxílio-alimentação, a empresa também evita problemas trabalhistas, já que o pagamento em dinheiro não é mais permitido por lei nesses casos.

Saiba mais sobre o produto:

Manual do auxílio-alimentação

Vantagens do auxílio-alimentação Sodexo para o seu funcionário