Vale-alimentação e vale-refeição são direito ou benefício?

Vale-alimentação é um direito ou benefício?

21 Dezembro 2022

Saiba o que diz a CLT sobre o assunto

A legislação trabalhista brasileira prevê diversos benefícios aos trabalhadores. Algumas dessas vantagens são opcionais para as empresas e estão ligadas ao interesse de cada organização e ao acordo estabelecido com os funcionários e/ou sindicatos que os representam. Essa é a situação em que se encaixa o vale-alimentação.

Vale-refeição ou vale alimentação?

Antes de saber mais sobre o vale-alimentação (e a nova lei trabalhista), é preciso entender as diferenças entre ele o vale-refeição. Apesar de serem parecidos (e muitas vezes serem confundidos pelos colaboradores), esses benefícios de vale-alimentação e vale-refeição têm aplicações distintas no dia a dia.

O vale-alimentação é aceito em supermercados, sacolões, açougues e mercados menores. Ele pode ser utilizado para consumo de diversos tipos de produtos vendidos nesses locais, para aquisição de gêneros alimentícios. Já o vale-refeição é aceito em restaurantes e lanchonetes, direcionado para o consumo de refeições prontas durante a jornada de trabalho.

O benefício do vale-alimentação é obrigatório?

Ao contrário de outros benefícios, o vale-alimentação não é uma obrigação da empresa. O cartão alimentação pode ser oferecido como uma vantagem opcional por algumas empresas, tornando-se um diferencial no mercado de trabalho.

Dessa forma, a concessão do vale-alimentação é importante para as empresas atraírem funcionários mais qualificados e preparados (e os reterem), já que profissionais experientes tendem a optar por empresas que oferecem mais benefícios.

Além disso, diante de um mercado concorrido, os locais que oferecem essas vantagens geralmente têm menos rotatividade de funcionários, pois eles tendem a trabalhar mais satisfeitos.

Benefício regulamentado por lei

Quem tem direito a vale-alimentação? O que diz a lei? O vale-alimentação segue as regras do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), que passou por mudanças recentemente.

A contratação de uma empresa de benefícios

Uma das formas de oferecer o vale-alimentação com mais segurança e tranquilidade é contratando uma empresa de benefícios, como a Pluxee. Os consultores da Pluxee ajudam o seu RH a fazer todos os cálculos necessários para estipular um valor do vale-alimentação que se encaixa no orçamento empresarial.

O sistema da Pluxee também diminui as chances de erros e prejuízos, oferecendo mais segurança nas transações e menos trabalho para o departamento de recursos humanos. Ou seja, a contratação de uma empresa de benefícios e qualidade de vida traz muito mais comodidade ao empregador, já que todo o processo é feito por especialistas na área.