Filtrar
Guia da Carreira

Por quanto tempo você pretende trabalhar?

13/12/17 11:26

Você sabia que pode aumentar a longevidade de sua carreira? Suas habilidades são fonte de riqueza para manter sua vida profissional por mais tempo. Leia no artigo.

Por Rogério Bragherolli – Vice-Presidente de Recursos Humanos da Sodexo Benefícios e Incentivos

O número de trabalhadores com mais de 55 anos aumentará consideravelmente nos próximos anos em função do aumento da expectativa de vida. Para se ter uma ideia, a expectativa média de vida de um brasileiro em 1800 era de 32 anos, hoje é de 77 anos e, provavelmente, daqui a 30 anos será superior a 90 anos. 

Assim como eu, muitas pessoas que começaram a trabalhar há 30 anos estão redesenhando sua carreira ao invés de iniciar um processo para encerrá-la.  Por isso, não pense em quanto tempo de trabalho você tem para se aposentar. As curvas de desenvolvimento de carreira e aproveitamento da vida estão se deslocando cada vez mais para uma maior idade e o conceito tradicional de aposentadoria está perdendo significado. Leve isso em consideração no planejamento de sua vida profissional, sem pensar quanto tempo de trabalho falta para sua aposentadoria. 

Com esta tendência de alta da longevidade dos profissionais, as organizações, os governos e a sociedade precisam criar uma nova realidade adaptada a este novo cenário de jovens senhores participando ativamente do mercado de trabalho. As empresas precisam conhecer melhor esse perfil e entender, inclusive, como reconhecer e motivar quem aprende a se reinventar para manter a carreira com qualidade. 

E uma equipe multigeracional é oportunidade de melhorias para todos. 70% do que aprendemos no trabalho vêm das interações que temos com os colegas no ambiente de trabalho e a troca de experiências entre profissionais de diferentes gerações pode gerar mais conhecimento e resultados para a empresa.