Faça uma cotação ou ligue para 4004-4946

Filtrar
Sodexo Club

Quatro Pratos para acompanhar um bom vinho

12/07/17 12:23

Com as temperaturas mais baixas, um vinho e um bom jantar são a pedida certa para o inverno. Mas como combinar os sabores? Veja dicas aqui

Nem sempre harmonizar o vinho com o prato é uma tarefa fácil. Confira, a seguir, dicas da sommelier Sonia Denicol, do site especialista em vinhos Sonoma:

SOPAS

Uma sopa perfeita para aquecer o corpo e alma no inverno é o Capeletti in Brodo, prato que foi herdado das tradições dos imigrantes italianos. Esta sopa deliciosa tem o frango como base para o caldo. Para combinar, vale um bom vinho tinto e a recomendação é um dos bons Merlot brasileiros, vai cair muito bem!

MASSAS

Uma boa aposta para o inverno sempre são as massas mais pesadas. A tradicional lasanha a bolonhesa com presunto e queijo é um prato bem consistente e completo, ótimo para os dias frios. E já que o prato tem raízes italianas, a sugestão é um vinho da mesma origem, como um Chianti ou um Barbera, vinhos com vocação para a gastronomia.

CARNE VERMELHA

As carnes vermelhas de longo preparo, assadas ou com molho, são uma boa pedida, como o Boeuf Borguignon, clássica receita francesa. O prato é preparado com cubos de carne vermelha cozidos por 2 horas em vinho tinto, cenouras, cebola, temperos e ervas. Tradicionalmente os franceses costumam preparar este prato com o mesmo vinho que irá acompanhá-lo, ou da mesma uva, no caso o vinho Pinot Noir, e até mesmo o vinho Gamay. Há muitas e boas opções de Pinot Noir para combinar: os clássicos da Bourgogne, do Chile -Patagônia e até mesmo do Brasil, lá do Rio Grande do Sul.

FONDUE

Um prato que não pode faltar em qualquer inverno é o fondue de queijo, uma receita fácil e gostosa. A receita é originária da Suíça, em que se usa os queijos Ementhal e Gruyère, e vinho branco. Para harmonizar, nada de tintos, tem que ser vinho branco mesmo! Aí valem os mais encorpados, como um bom Chardonnay das mais diferentes origens do mundo, um Viognier ou também os deliciosos Chenin Blanc do Loire.

Aprenda as receitas aqui.

Veja também

Receitas para reaproveitar o que sobrou da ceia de natal
Sodexo Club

Receitas para você economizar nas festas de final de ano

12/12/17 11:40

Festa de Natal ou Ano Novo é uma delícia, mas desperdício de comida não vale! Economize com as receitas que selecionamos para você.

20171204-castanha-do-para.jpg
Sodexo ClubQualidade de Vida

A castanha-do-pará é um coringa na cozinha

04/12/17 17:05

Sim, ela é um Superalimento! Aprenda novas formas de cozinhar a castanha-do-Brasil e um leite vegetal que traz mais saúde para sua vida.