Filtrar
Prêmios da Sodexo

Engajamento com propósito

20/11/19 08:00

Ressignificar o cotidiano dos colaboradores com experiências poderosas: o Recurso mais Humano das empresas. Leia o artigo.

Por 

Rogério Bragherolli

Mais uma vez, a Sodexo Benefícios e Incentivos conquistou o topo da categoria Benefícios no levantamento As Melhores Empresas para Trabalhar, conduzido anualmente pela revista Você S/A em parceria com a FIA. E mais do que a oportunidade de celebrarmos, o que fica é o desejo de intensificarmos o que há, atualmente, de mais valioso em nossa cultura: a capacidade de proporcionar, de forma consistente, experiências repletas de propósitos e que, de fato, engajem nossas pessoas em torno de temas ligados à qualidade de vida no trabalho.

E embora possa soar trivial, estou falando de esforços genuínos e capazes de conciliarem elementos da contemporaneidade – como o uso das metodologias ágeis e a transformação digital – a ativos que são, por natureza, humanos e garantem relações saudáveis e respeitosas dentro e fora do ambiente corporativo. Ou seja, é preciso criar um pacote de experiências que, combinadas, têm o poder de acolher e incluir a diversidade ao mesmo tempo em que instigam as pessoas a quererem causar impacto positivo no mundo, melhorando a saúde mental do trabalhador e a qualidade de vida no trabalho.

 

No lugar de práticas do tipo blockbuster, que chamam muita atenção em um curto espaço de tempo, temos apostado em experiências que possam se consolidar e dar maior robustez à nossa cultura diariamente. Prova disso é o novo programa de avaliação de desempenho que implementamos globalmente, totalmente baseado no protagonismo dos colaboradores em relação às decisões que vão guiar suas carreiras, no propósito de vida deles. Nessa linha, temos, gradativamente, aumentado o volume das entregas feitas por squads, reforçando que a nossa visão de negócios é mais importante do que a hierarquização das relações, por exemplo.  

Outra aposta genuína da Sodexo está ligada à nossa agilidade cultural. Ou seja, no quão rápido e efetivos somos na criação e manutenção de um ambiente que aproveite todo o potencial de um time global, formado por pessoas de origens, gerações, tradições e crenças diferentes. Em um mundo sedento por inovação, é o olhar pela complementariedade que nos fará avançar e alcançar a disrupção, nunca o contrário.

É extremamente gratificante saber que nossos esforços têm gerado resultados transformadores o bastante no quesito qualidade de vida no ambiente de trabalho para serem reconhecidos interna e externamente e que conquistamos o topo da categoria das Melhores Empresas para Trabalhar 2019.  Que tenhamos mais um ano repleto de desafios, mudanças e muito respeito, um tripé que, quando bem gerenciado, permite que as pessoas façam o seu melhor em nome de propósitos que realmente lhe fazem sentido. Que venha 2020 com ainda melhores experiências para nossos colaboradores.

 

Rogério Bragherolli é Vice-Presidente de Recursos Humanos da Sodexo Benefícios e Incentivos Brasil.