Filtrar
Gestão de Pessoas

Prepare-se para as férias da equipe

12/12/19 14:59

Falta de funcionários pode abalar o ritmo da empresa, mas o RH pode – e deve – se antecipar para evitar essa situação

As férias dos funcionários precisam ser planejadas com antecedência

As férias dos colaboradores sempre mexem com o cotidiano das empresas e, dependendo do tamanho dos setores, o impacto na produtividade pode ser grande. Em equipes menores, as férias têm efeito pesado por aumentar a carga de trabalho dos demais colaboradores do mesmo time. Por isso, um planejamento prévio pode ajudar não só o time do RH, como fazer todas as áreas continuarem funcionando bem. Confira: 

Defina com o funcionário a data precisa das férias 

O funcionário deve solicitar suas férias com antecedência e definir o período preciso delas, para que o valor correto do vale transporte (VT) seja depositado em seu cartão. Além disso, essa comunicação antecipada vai ajudar no planejamento de todos e impactar menos no funcionamento da empresa. É importante também atenção para evitar que as datas não coincidam e os funcionários do mesmo setor tirem férias em períodos semelhantes. 

Funcionários temporários? Uma alternativa que pode dar certo!  

Se a opção da empresa foi contratar um funcionário temporário para cobrir quem sair de férias, hoje, é possível fornecer soluções de qualidade de vida também a esse colaborador. São exemplos: o fornecimento de cartão alimentação e cartão refeição, que otimizam facilitam a adaptação deste novo funcionário. 

O cartão alimentação e o cartão refeição proporcionarão mais qualidade de vida ao colaborador temporário, aumentando, assim, sua produtividade e comprometimento com a empresa. 

Comunique a ausência dos funcionários e eventuais substituições 

A ausência dos funcionários em férias e as eventuais substituições devem ser comunicadas com antecedência à equipe, para que aqueles mais próximos calculem a carga de trabalho extra e a empresa não sinta tanto a ausência temporária. A comunicação prévia também evita que outros setores sejam pegos de surpresa com a falta de algum funcionário com quem contariam para algum trabalho. 

As férias dos funcionários podem ter um efeito perigoso na produtividade e no ritmo de trabalho, caso não sejam bem preparadas.  Como é um processo que se repete sempre – e que não pode ser ignorado –, uma empresa organizada colherá frutos se conseguir desenvolver um plano bem definido para o período. 

Veja mais:

Oferecer alimentação de qualidade melhora a produtividade da equipe?

Por que oferecer cartão refeição é bom para a empresa?