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PME

Estudos comprovam a eficiência dos serviços de apoio a colaboradores com problemas pessoais

23/10/17 17:49

Leia a entrevista com Simone Perretti, Gerente de Produtos da Sodexo Benefícios e Incentivos, sobre os Programas de Apoio a Empregados (Apoio Pass)

Crise financeira, problemas familiares, questões pessoais... todo profissional pode enfrentar algum problema pessoal e isso afeta diretamente seu desempenho, quando não há onde se apoiar. Cada vez mais empresas têm adotado Programas de Assistência ao Empregado para ajudar seus colaboradores a se recuperar ou resolver uma questão particular.

Confira, a seguir, a importância desse serviço no Brasil na entrevista com a executiva Simone Perretti, gerente da área de Benefícios aos Colaboradores e Bem-Estar da Sodexo Benefícios e Incentivos

Qual é o contexto que permeia a rotina dos profissionais brasileiros? 
Simone Perretti:
A crise econômica brasileira afetou a vida profissional das pessoas, principalmente em grandes cidades, onde se enfrenta uma combinação de baixa qualidade de vida e alto custo para se manter. Muitos trabalhadores estão sobrecarregados, recebem metas agressivas e enfrentam longos trajetos para ir e voltar para casa. 

Em São Paulo, por exemplo, o índice de saúde mental é o mesmo de um país em guerra. O número de faltas causadas por problemas psicológicos está aumentando claramente. E as estatísticas apontam : o Brasil  é o 4º país com maior índice de depressão diagnosticada -  24% das famílias têm dívidas e os divórcios tiveram um aumento de 160% na última década, enquanto a duração média de matrimônios caiu de 23 para 12 anos.

Como os Programas de Assistência ao Empregado ajudam em situações como essas?
SP: O EAP é um  benefício que combate o absenteísmo  e o presenteísmo, que significa o profissional estar fisicamente no local de trabalho, mas com a atenção em outro lugar. Esse programa reduz a rotatividade de colaboradores e a utilização de planos de saúde, além de aumentar a produtividade dos profissionais. 

São serviços que oferecem apoio a colaboradores e às suas famílias em momentos de crise como separações, dependência alcoólica ou narcótica, conflitos no trabalho, problemas com os filhos na escola, estresse, problemas financeiros e jurídicos, falecimentos ou acidentes.

O objetivo é reduzir o tempo que os colaboradores ficam longe do trabalho e garantir que retornem com uma força renovada e saúde mental melhorada. No Brasil, cerca de 35% das empresas implantaram PAEs, principalmente médias e grandes multinacionais.

Como a Sodexo ajuda as empresas no Brasil com o seu EAP?? 
SP:
Trabalhando em parceria com a Optum, uma empresa especializada em EAP (Employee Assistance Program) oferecemos, aos colaboradores de nossos clientes, o Sodexo Apoio Pass. O serviço consiste em apoio 24 horas por dia, sete dias por semana – e está sendo oferecido para mais de 200 mil colaboradores de mais de 250 empresas no Brasil. Esses colaboradores e seus familiares estão sendo apoiados por uma rede de 4 mil especialistas em 3 mil escritórios por todo o país e as informações são totalmente confidenciais. O custo é baixo, cobramos apenas pelos funcionários, e incluímos gratuitamente seus dependentes legais.

Como o Sodexo Apoio Pass funciona?
SP:
Num primeiro momento, o atendimento ocorre por telefone e é feito um diagnóstico inicial das necessidades do colaborador que é, então, encaminhado para um ou mais profissionais especializados

Há profissionais disponíveis para consultas pessoais ou por telefone nas áreas psicológica, social, jurídica e financeira. É uma solução realmente holística, que analisa as causas e os sintomas. Todos os especialistas que fazem o atendimento têm, no mínimo, cinco anos de experiência na área em que atuam.

Por fim, como a Sodexo cuida de seus próprios colaboradores no Brasil?
SP: A empresa oferece diversos benefícios de saúde e bem-estar, e estamos entre os melhores empregadores do Brasil. Tais benefícios incluem o Sodexo Apoio Pass, plano de saúde, acesso a academias, programas de preparação para aposentadoria e outros benefícios. 

Os serviços são muito utilizados pelos colaboradores da empresa. Sempre que realizamos pesquisas internas, especificamente relacionadas ao engajamento dos profissionais, recebemos ótimas respostas. As pessoas reconhecem que esses benefícios são um diferencial para a empresa e elas são gratas por terem tais benefícios.

É uma satisfação oferecer um serviço como o Sodexo Apoio Pass. Ele ressalta o nosso comprometimento como empresa de melhorar a qualidade de vida de todos.

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