Faça uma cotação ou ligue para 4004-4946

Filtrar
Gestão de Pessoas

Qualidade de vida para o viajante extremo

30/05/17 17:19

Viajante extremos têm papéis fundamentais a desempenhar em suas empresas, mas podem se desgastar por tempo de viagem e longos dias de trabalho. A Sodexo oferece serviços para facilitar suas vidas.

Um voo de 12 horas, algumas horas de sono interrompido e, em seguida, uma série de jornadas de 14 horas com as equipes da empresa e clientes.

Bem-vindo ao mundo do “viajante extremo”.

Para muitos executivos, viagens de negócios de longa duração são uma necessidade ocasional. Mas, para o viajante extremo, é um modo de vida. As empresas confiam no talento de sua equipe móvel para gerar negócios e resolver problemas em nível global. E, não surpreendentemente, esse tipo de pressão tem um preço.

Foco na política de viagens

De acordo com um estudo realizado pela Airlines Reporting Corp e pela American Express Global Business Travel, 15% dos viajantes extremos estão quase pedindo para parar de viajar, enquanto 80% disseram que, ao mudar de emprego, dariam tanto peso para a política de viagem de um novo empregador quanto para o salário e as responsabilidades do novo cargo. O estresse e a fadiga entre os "guerreiros da estrada" também afetam a lealdade e a produtividade deles na empresa. Para 65% deles, ter pedidos de melhorias aceitos pelos gestores teria um impacto "muito" ou "extremamente" positivo em sua vontade de permanecer na empresa. Eles também disseram que sua produtividade aumentaria em média 44%.

O impacto do excesso de viagens

“Os profissionais que viajam a trabalho com frequência alimentam um elo essencial entre dois mundos diferentes - sede e equipes de campo”, diz Didier Dumont, Presidente de Gestão de Despesas e Mobilidade da Sodexo Benefícios e Incentivos. "Mas a tarefa exige tanto física como mentalmente. Os dias são longos, pois há sempre a necessidade de aproveitar ao máximo o seu tempo – e o investimento da empresa na viagem. Assim, a política de viagens corporativas é realmente importante." Junto com as longas horas, outros aspectos do excesso de viagens desgastam as pessoas - tais como a reserva da viagem, reagendamento da reserva e da emissão dos bilhees, sem falar das pilhas de recibos amassados de despesa.

Flexibilidade: uma cura para o esgotamento causado pelas viagens?

Embora não haja uma única solução para esses desafios, existem maneiras de melhorar a qualidade de vida de um viajante extremo. Para reter o talento, as empresas deveriam considerar alterar sua política de viagens e sua cultura para evitar que esses verdadeiros guerreiros em trânsito se desinteressem e mudem de emprego. Oferecer trabalho flexível entre as viagens de negócios, por exemplo, é uma maneira popular de compensar esses profissionais. Cerca de 70% dos líderes de RH utilizam os programas de flexibilidade no local de trabalho como uma ferramenta de recrutamento e retenção e 87% dos líderes acreditam que esses programas deixam seus colaboradores mais satisfeitos.

As políticas da empresa também poderiam ser revisadas para oferecer aos viajantes extremos um melhor nível de serviço dos fornecedores relacionados às viagens. Em vez de qualidade de serviço, um estudo recente indica que a maioria das pessoas que compram viagens corporativas considera "a menor taxa negociável" como o fator mais importante na escolha de um fornecedor. Outras opções incluem escolher uma abordagem mais holística, com a prestação de programas de bem-estar ou serviços de atendimento a profissionais para ajudar a aliviar a pressão sobre os executivos.

Aliviando a dor do excesso de viagens

Seja qual for seu tempo de serviço, um "ponto de dor" comum para todos os viajantes frequentes - seja voando ou dirigindo - está nos detalhes. O quão fácil é reservar viagens, alterar um itinerário ou manter um registro das despesas? Para os motoristas com territórios nacionais e longas distâncias para cobrir, há custos iniciais na bomba do posto de gasolina - bem como a papelada a tratar na volta.

"É uma dor, com certeza", afirma Didier Dumont, um veterano de 15 anos viajando com frequência. "Você quer que os arranjos relacionados à viagem aconteçam o mais tranquilamente possível e evitar que as tardes de domingo sejam gastas com recibos de despesas."

Para atender a essas necessidades, a Sodexo Benefícios e Incentivos juntou-se a dois provedores especializados, a i-Albatros e a Xpenditure, para fornecer um serviço de reservas 24 horas por dia, sete dias por semana, e gerenciamento de despesas sem papel. Juntos, oferecemos uma solução de viagem única que começa antes do embarque, com o hotel e reservas de transporte e, em seguida, continua depois de lidar com as despesas - com uma transição perfeita entre as duas fases. Acessível a partir de um smartphone, a solução está, literalmente, sempre à mão.

Tecnologia ao resgate

A I-Albatros oferece aos viajantes extremos uma plataforma de reserva que é tão fácil de usar quanto sites populares de reservas na Internet - ainda é adaptado às necessidades dos negócios através da integração das políticas de viagem da empresa. Sua base de dados com 300.000 hotéis pode ser personalizada para destacar hotéis selecionados perto do cliente ou locais da empresa - e onde a empresa pode ter negociado tarifas especiais.

Para voos, ele pode ser configurado de modo que somente a classe executiva possa ser selecionada para viagens com duração superior a cinco horas, por exemplo, ou apenas a econômica para viagens de curta distância - dependendo da política. "Com o i-Albatros você pode reservar tudo o que precisa para uma viagem a Nova York em menos de dois minutos - e estar certo de que está perfeitamente alinhado com a política de viagem", diz Didier Dumont. Junto com um aplicativo para celular, o serviço é complementado por uma equipe de atendimento telefônico.

“O Xpenditure usa a câmera do smartphone e um aplicativo associado para capturar instantaneamente os detalhes de um recibo de despesas e fazer com que o pedido seja automaticamente enviado para reembolso ou aprovação. Com relatórios em tempo real e um link para sistemas corporativos de contabilidade, a plataforma oferece às empresas uma ferramenta poderosa para o gerenciamento de despesas, ao mesmo tempo em que elimina toda a dor das reivindicações de despesas tradicionais para seus colaboradores. Acreditamos que ferramentas como essas podem realmente ajudar a melhorar a qualidade de vida de um viajante extremo", diz Didier Dumont. “Simplificar as reservas e ser reembolsado por despesas potencialmente dentro de 24 horas sem ter que digitar os detalhes - tudo dentro do escopo de uma única solução - esta é uma boa notícia para os guerreiros em trânsito!"

Veja também

Empresas que têm programas de bem-estar podem reter talentos
Gestão de Pessoas

Investir em bem-estar ajuda na retenção de talentos

23/11/17 09:16

Manter na empresa os melhores profissionais é um grande desafio para empresas em todo o mundo. Leia no artigo boas práticas para diminuir o turnover.

Como construir um ambiente de trabalho focado em pessoas
Gestão de Pessoas

Como ajustar o ambiente de trabalho às pessoas?

17/11/17 15:23

Ao refletir sobre o impacto do espaço de trabalho em nossa saúde, percebemos que as pessoas precisam voltar a ser o foco nas empresas