Filtrar
Gestão de Pessoas

Bem-estar individual é bem-estar coletivo

17/02/17 13:31

Uma vida saudável em sociedade é um fator determinante para o bem-estar de qualquer pessoa

Uma vida saudável em sociedade é um fator determinante para o bem-estar de qualquer pessoa. E, para isso, passar o tempo com pessoas que amamos, como amigos e família, constroem esse caminho de empatia e melhoria de vida em comunidade.

O ser humano é um animal racional e o exercício de conviver em sociedade é fundamental para que sua saúde mental seja estruturada para, literalmente, viver. Pessoas com níveis maiores de engajamento social tendem a desenvolver uma visão otimista e positiva, que engloba felicidade e satisfação com as suas vidas, mesmo lidando com aspectos que fazem parte de qualquer rotina: trânsito, problemas, emoções, trabalho e muito mais.

Em contrapartida, as pessoas mais sozinhas estão mais propícias a sofrer depressão, devido ao estresse que o isolamento proporciona, prolongando esse quadro depressivo. Maus hábitos, como abusar de bebidas alcoólicas e nicotina e ter dieta inadequada, são características que agravam esse cenário.

A conexão entre pessoas precisa de afeto, compreensão, otimismo e suporte emocional – aspectos que enriquecem a saúde mental. De acordo com um estudo da responsável pelo setor estatístico da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, (OCDE), Katherine Scrivens, 90% das pessoas entrevistadas dizem ter alguém para ter apoio emocional.

As relações sociais e o apoio de pessoas que amamos, obviamente, importa muito para o bem-estar individual. Mas isso tem um impacto positivo na vida em sociedade como um todo. Por exemplo, conexões sociais geram valores compartilhados – como confiança nos outros e empatia – que contribuem, inclusive, para o desenvolvimento econômico e político.

Veja também

Sodexo se compromete com o empoderamento das mulheres
Sustentabilidade

Conheça os 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres

14/09/18 10:07

A Sodexo está comprometida com as iniciativas propostas pela ONU para incentivar a participação e o desenvolvimento das mulheres no mercado de trabalhado

Quais as informações que estão no rótulo dos alimentos?
Sodexo Club

Você sabe ler o rótulo dos alimentos?

11/09/18 09:08

Aprenda a escolher alimentos mais saudáveis para você e sua família.