Filtrar
Sodexo Club

Como as Mudanças Afetam a Nossa Felicidade?

18/01/17 11:48

Mudanças fazem parte da vida. Mas em que medida podemos aproveitar isso a nosso favor?

Mudanças fazem parte da vida. Não foram poucos os momentos em que ponderamos o quanto de felicidade poderíamos alcançar se fizéssemos uma ou outra opção. No entanto, outras vezes, não temos nem o privilégio da escolha; somos levados subitamente pelas transformações. Mas será que temos a medida exata de como elas alteram de fato a nossa vida?

A ciência, através de pesquisa, nos diz que a sensação de felicidade não é tão impactada assim pelas mudanças, por mais drásticas que elas sejam. Em um primeiro momento, obviamente há um pico emocional, porém, no longo prazo, a tendência é sempre ocorrer uma estabilização dos nossos sentimentos, positivos ou negativos.

A conclusão, por meio de muito estudo, é de que as pessoas possuem um set-point (um ponto de equilíbrio) em relação às suas sensações de alegria. E é sempre para este ponto que todos retornam, até mesmo depois de grandes mudanças em suas vidas.

Outras pesquisas demonstram que o nosso sentimento de felicidade está ligado à soma de uma gama de fatores. Suas necessidades básicas são atendidas? Além disso, você tem dinheiro? Amigos? Trabalho? Mora em uma região segura e de boa qualidade ambiental?

Seria possível colocar muitas outras perguntas nesse questionário. Se a resposta a todas elas for negativa, você provavelmente é uma pessoa infeliz. Mas é bem difícil você acertar esse gabarito. Estudos realizados na Nova Zelândia corroboram que os fatores indicadores de felicidade não caminham de forma linear. Em suma, a tendência é sempre você estar feliz em alguns aspectos da vida e chateado em outros. Isso é natural e ocorre com todos.

Mas como podemos lidar com tudo isso? É importante não superestimar o impacto das grandes mudanças sobre a nossa felicidade. Não é a porta de entrada do paraíso, nem o fim do mundo. Ainda mais considerando que, na nossa mente, as sensações de alegria e tristeza mudam bastante ao longo do tempo. Na hora de refletir sobre uma iminente transformação, o ideal é que você não pense só no efeito imediato dela na sua vida (o que é ruim hoje, pode não ser tanto amanhã), mas também como você poderá se adaptar a esse novo cenário. Ao pensar de forma equilibrada, o novo virá para você sem medos ou empolgações.

Veja também

Como fazer compostagem em um apartamento
Sustentabilidade

Aprenda a fazer compostagem em qualquer espaço

07/12/18 14:43

Você sabia que é possível montar uma composteira até em um apartamento pequeno? Você gera menos lixo e um planeta mais limpo para todos.

Dicas para quem vai morar sozinho
Sodexo Club

Dicas para quem vai morar sozinho

07/12/18 13:44

Para muitos, sair da casa dos pais é um passo importante na transição para a chamada vida adulta. Como fazer isso sem sofrer?