Filtrar
Sodexo Club

Ensine seus filhos a cozinhar

25/10/17 14:52

Leia no artigo dicas para tornar a cozinha interessante para as crianças

Em quase todas as culturas, aprender a cozinhar com os pais é uma parte natural do crescimento da criança.  No entanto, para muitos de nós, essa tradição acaba ficando para atrás por causa das ocupações diárias. Cozinhar com os filhos seria ótimo mas, em uma noite corrida depois de todas as atividades do dia, o jantar é só mais uma tarefa para riscar da lista.

É possível mudar isso e pode ser mais fácil do que você imagina. Ao aprender alguns conceitos básicos, as crianças podem se inspirar a dar os próximos passos sozinhas. Elas vão experimentar, errar (e bagunçar), mas, se tudo correr bem, elas perceberão que conseguem – e gostam – de cozinhar. Não se esqueça: não se trata apenas de se conectar com a sua cultura ou de ter um tempo em família. É também um passo importante em direção a uma vida saudável e independente.

Como chamar as crianças para cozinhar

Confira, a seguir, algumas dicas para incentivar seus filhos a cozinhar com você:

Jamais cozinhe sozinho. Mesmo a preparação apressada de um jantar é repleta de boas lições sobre como se sentir à vontade na cozinha e fazer refeições rápidas, mas saudáveis e gostosas. Pense em todas as pequenas coisas que acontecem quando você cozinha: a medida dos ingredientes e o impacto de usar a medida errada; a temperatura certa e o tempo certo de cozimento; a limpeza no final. Cada um desses aspectos é fundamental na culinária e deve ser aprendido.

Coloque seu filho em contato com a culinária. Seja em uma aula na escola ou em um curso formal sobre o assunto, aprender a cozinhar com um professor pode ser excelente para ensinar aos pequenos algumas habilidades básicas da cozinha e, também, algumas receitas que não aprenderiam em casa. Depois, você pode deixar um jantar por conta do seu filho, para ele mostrar o que aprendeu em aula. 

Mostre outras crianças cozinhando. Há uma série de programas na TV e na internet com crianças que cozinham. Alguns são direcionados a crianças mais novas, mas há também competições culinárias em horário nobre, com jovens fazendo coisas incríveis na cozinha. Além de ser divertido, é também informativo. Há exemplos de crianças arriscando e errando, mas também criando pratos que nunca imaginavam ser capazes de preparar sozinhas. É uma ótima inspiração para um jovem aspirante a chefe.

Hora de limpar a bagunça. Um dos segredos para ser um bom cozinheiro é pensar nas outras pessoas que usam a cozinha e seus utensílios depois de você. Limpeza é uma parte importante da culinária – e ensinar o conceito de manter a cozinha e os utensílios limpos enquanto os utiliza é um jeito de desenvolver um hábito positivo desde cedo.

Se você ainda não fez isso, passe no mercado, faça suas compras com seu vale-alimentação e chame as crianças para a cozinha. Você verá que, assim como em qualquer boa refeição, os resultados compensarão o trabalho.

Leia o artigo original no Sodexo Insights

Veja também

Como apoiar profissionais que são pais e mães
Gestão de Pessoas

Como apoiar profissionais com filhos

13/11/18 17:50

A vida de pais e mães que trabalham é um verdadeiro malabarismo. Para reter esses talentos e manter a produtividade da equipe, aposte em benefícios e programas de bem-estar.

O que é preciso para tomar decisão?
Guia da Carreira

Boas práticas para tomar decisões

13/11/18 11:45

Decidir é escolher uma opção, deixando todas as outras para trás. E como é difícil fazer escolhas! Encontramos algumas ideias que podem ajudar.