Filtrar
Sodexo Club

Evite o desperdício de pão

27/12/19 10:26

Aprenda ideias criativas para não desperdiçar o pão. Cozinhe com ele e não jogue comida fora

Aprenda a aproveitar o pão e evite o desperdício

O pão é um alimento que faz parte do nosso dia a dia, mas subestimamos seu verdadeiro valor e versatilidade na cozinha. Conheça algumas dicas para ajudá-lo que vão ajudar você a não desperdiçar pão nunca mais:

  • Vida nova no dia seguinte: transforme pães amanhecidos borrifando um pouco de água nos pães e deixando-os por alguns minutos no forno aquecido.
     
  • Croutons e pães crocantes: pique qualquer pão e coloque no forno para fazer um crouton rústico. Se preferir, borrife um pouco de azeite de oliva em fatias de pão amanhecido e coloque-as no forno até dourar. São ótimos para sopas, saladas ou para comer acompanhados de um molho.
     
  • Farinha de rosca fresca: perfeita para cobrir pratos gratinados, empanar frangos e peixes ou adicionar a almôndegas e hambúrgueres (de carne ou vegetarianos), a farinha de rosca fresca é um coringa na cozinha. Para fazer, é muito fácil: basta remover as cascas das fatias de pão branco ou integral amanhecido, colocá-las em um processador de alimentos ou liquidificador e usar a função “pulsar” até ficar bem triturado. Você pode congelar sua farinha de rosca ou, entõa, guardar em uma embalagem bem fechada.
     
  • Fatuche: uma receita de salada popular do Oriente Médio de pão e legumes pode ter pão sírio amanhecido como acompanhamento.
     
  • Rabanada salgada: molhe uma fatia de pão amanhecido em um ovo batido e vire algumas vezes para garantir que esteja bem coberta. Frite rapidamente e, em seguida, acrescente sua cobertura preferida: experimente molho de tomate caseiro, cogumelos ou bacon crocante.
     
  • Panzanella: Uma deliciosa salada de verão, a Panzanella é uma receita de pão italiano com tomates frescos, ervas e azeite de oliva. Uma forma incrível de aproveitar pão italiano ou francês amanhecido.
     
  • Recheios: Misture farinha de rosca com cebolas, ervas e temperos para um recheio simples de carne assada. Experimente com mais ingredientes, como abóbora, espinafre, linguiça, castanhas e frutas secas.
     
  • Doces: use croissants, brioches e pães doces como ingredientes de uma sobremesa. Eles podem ser polvilhados com açúcar de confeiteiro ou cacau e serbflambados, para uma finalização caramelizada.
     
  • Brown Betty: unte uma forma ou assadeira com manteiga e alterne camadas de fatias de maçãs e pão amanhecido triturado – comece e termine com uma camada de pão triturado. Polvilhe canela e açúcar em cada camada de maçã. Asse até dourar e sirva com chantili.
     
  • Cobertura de sorvete: adicione um pouco de açúcar mascavo, canela, cacau em pó ou coco ralado à sua farinha de rosca.

Tradução do artigo de Jennie Burnell

Receitas com pão:

Lasanha à bolonhesa

Rabanada de forno

 

Sopa cremosa no pão