Filtrar
Gestão de Pessoas

Onde se vive bem, se trabalha bem: a percepção da Qualidade de vida entre os líderes do futuro

10/02/17 13:55

Os gestores do amanhã concordam que a qualidade de vida proporciona um impacto no desempenho de trabalho

Os gestores do amanhã concordam que a qualidade de vida proporciona um impacto no desempenho de trabalho. A Sodexo e a Harris International realizaram um levantamento com 1000 estudantes de cinco países (Estados Unidos, Reino Unido, França, Índia e Brasil) para saber suas percepções a respeito de qualidade de vida no trabalho e em casa. Em comum a todos eles está o fato de serem alguns dos líderes mais promissores do futuro.

Após fazer um trabalho semelhante com gestores já consolidados, a ideia foi fazer os mesmos questionamentos aos mais jovens e, a partir disso, fazer um comparativo entre as duas pesquisas. A coordenadora do estudo, Delphine Martelli-Banégas, afirma que o trabalho é importante para mapear as discordâncias e similaridades entre os dois grupos.

A conclusão do levantamento é de que o conceito de qualidade de vida na empresa e em casa está cada vez mais valorizado, principalmente nas grandes corporações e nas universidades. Em geral, os gestores e estudantes concordam nesse ponto. A diferença é que essa convicção é maior entre os futuros líderes. Enquanto 69% dos jovens “concordam totalmente” que melhorar a qualidade de vida traz um efeito prático no desempenho de trabalho, 57% dos líderes da atualidade também tem o mesmo raciocínio.

O balanço entre qualidade de vida e desempenho também varia entre países desenvolvidos e os emergentes. Nos Estados Unidos, 58% dos futuros líderes acreditam nesta relação. Já em países como o Brasil e a Índia, esse elo está mais solidificado: 76% dos jovens pesquisados acreditam na ligação entre os dois fenômenos. Bartelli-Banégas aponta que, nos países mais ricos, é comum a adoção de táticas mais tradicionais para maximizar o desempenho (ações de marketing ou estratégias financeiras), enquanto os emergentes são mais atentos a melhoria da qualidade de vida como um fator para aumentar o desempenho e também sustentar o desenvolvimento econômico.

A coordenadora do estudo da Sodexo e da Harris International quer agora pesquisar como os gestores vão efetivamente implantar os conceitos de qualidade de vida em suas corporações. O que for feito dentro de suas organizações e em seus respectivos países, servirá de base para a concepção de planos de ação futura que busquem consolidar a qualidade de vida como um objetivo global. Se a teoria for prática, por que não expandi-la?

 

Veja também

Sodexo se compromete com o empoderamento das mulheres
Sustentabilidade

Conheça os 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres

14/09/18 10:07

A Sodexo está comprometida com as iniciativas propostas pela ONU para incentivar a participação e o desenvolvimento das mulheres no mercado de trabalhado

Quais as informações que estão no rótulo dos alimentos?
Sodexo Club

Você sabe ler o rótulo dos alimentos?

11/09/18 09:08

Aprenda a escolher alimentos mais saudáveis para você e sua família.