Faça uma cotação ou ligue para 4004-4946

Filtrar
Qualidade de Vida

Qualificação, a chave para combater o desemprego e melhorar o bem-estar

08/03/17 12:15

A qualificação profissional vai determinar o nível de emprego, riqueza e bem-estar de cada um. Melhores empregos e uma vida melhor dependem disso

A qualificação profissional vai determinar o nível de emprego, riqueza e qualidade de vida de cada indivíduo. Melhores empregos e uma vida melhor dependem disso. Portanto, é fácil supor que a educação é o caminho viável para sair da crise econômica e impulsionar o desenvolvimento.

Já se sabe que a formação insuficiente é um empecilho para conseguir empregos de boa remuneração e os efeitos disso também são ruins. Os baixos rendimentos dificultam o acesso à saúde de qualidade e a bens culturais ao profissional. Desse modo, o indivíduo não pode desfrutar de uma vida saudável, nem fisicamente e muito menos mentalmente. O funcionário se concentra em ser apenas uma força de trabalho, renunciando a outros aspectos sociais (cultura, valores, crenças, etc.).

No ambiente profissional, as altas competências de trabalho são importantes quando lidamos com o inesperado e o extraordinário. Erros e fracassos, situações mais normais do que gostaríamos, podem ser excelentes oportunidades de aprendizagem e crescimento, quando bem compreendidos. O uso das habilidades certas ajuda pessoas, organizações e processos a resistir, talvez até mesmo prosperar, em meio a interrupções imprevistas.

Saber quais as habilidades certas é o que vai de fato reacender a economia. Atualmente, os empregadores reclamam da mão de obra pouco qualificada enquanto muitos recém-formados estão desempregados. Isso prova que hoje um diploma não se traduz automaticamente em empregos de qualidade. As competências terão de ser aperfeiçoadas.

Por que não fazer também do local de trabalho um espaço para o aprendizado? Isso seria um auxílio importante para os mais jovens, por exemplo, que poderiam desenvolver tanto habilidades técnicas (uso de tecnologias) como pessoais (trabalho em equipe, comunicação, negociação, etc.) dentro do próprio ambiente profissional. Uma transição mais suave do ensino para o mercado de trabalho funciona como fator de engajamento para os trabalhadores, ávidos por colocar seus conhecimentos teóricos em prática.

Porém, esse é um trabalho que deve ser realizado em conjunto: governos, instituições de ensino, sindicatos, empresas e, claro, os funcionários. Todos devem estar empenhados em oferecer aos trabalhadores as condições necessárias para desenvolver a sua qualificação profissional. Educar melhor influi na melhoria da qualidade de vida e também no sucesso econômico.

Veja também

Qualidade de Vida

Está difícil se organizar no trabalho? A gente ajuda!

12/09/17 12:11

Leia no artigo sete dicas que podem ajudar você a ter uma rotina de trabalho mais organizada.

Qualidade de Vida

Lanches saudáveis para levar à escola

06/09/17 17:46

Confira algumas dicas para melhorar a alimentação de crianças e jovens durante o período de aulas