Se você fizer uma lista de coisas legais na sua vida, receber um "não" na lata certamente não estará entre elas. Deve ser por isso que a gente sofre tanto em dar um “não” aos nossos colegas de trabalho. Muitas vezes, a necessidade de ser aceito pelo grupo ou mostrar que você consegue entregar muito faz do "sim" uma obrigatoriedade. Mas acredite: seu desempenho profissional pode ser afetado por você tentar “abraçar o mundo”. Para ajudar você a ter mais equilíbrio na organização das suas tarefas, reunimos alguns exemplos de quando é importante aprender a dizer "não":
1. Alguém pede sua ajuda quando você está cheio de trabalho
Explique educadamente qual é seu volume de trabalho no momento e pergunte se é possível realizar a tarefa em um outro momento. Outra coisa que você pode fazer ser medo, se for possível, é encontrar outra pessoa para ajudar seu colega. Não se sinta culpado por ter recusado dessa vez. Lembre-se de quantas vezes você pediu uma “mão” e recebeu um “não”. O mundo não acabou por causa disso e, no final das contas, provavelmente você conseguiu executar sua tarefa. Com certeza seu colega também conseguirá.
2.Seu/Sua chefe pede tarefas paralelas. O tempo todo!
Ser convocado com frequência para trabalhar em frentes paralelas pode ser uma oportunidade de reavaliar suas prioridades. Certifique-se de que ficou claro que você está disposto a ajudar, mas que está focado em outra atividade naquele momento. Se o excesso de tarefas simultâneas começar a prejudicar suas entregas, reúna-se com seu gestor e compartilhe o problema. Priorizando, tudo dará certo.
3. Todas as suas entregas precisam ser perfeitas
Tente ser produtivo e não ser perfeccionista. O ideal é sempre entregar no prazo e com boa qualidade. A menos que você esteja em uma atividade que demande um serviço impecável, não vale à pena gastar tanta energia para entregar tanta perfeição. É melhor ser reconhecido como um profissional produtivo do que um talento que não entrega nada no prazo. Descubra métodos de produtividade e desapegue da perfeição.
4. Você não consegue parar de olhar e-mails e mensagens
Ter o impulso de atender imediatamente qualquer mensagem ou e-mail que chega, perdendo a concentração no que estava fazendo, traz um impacto muito negativo no ritmo do seu trabalho. Se algo for extremamente urgente, tenha certeza de que receberá um telefonema ou uma visita na sua mesa. Aprenda a dar tempo e espaço para terminar uma tarefa e, depois, volte para ver as mensagens. Se for preciso, feche o e-mail e tire o celular de perto até terminar.
5. Uma voz interna diz que você não é capaz
Ninguém é perfeito e mesmo os grandes gênios de qualquer área tentaram muitos caminhos antes de encontrar o sucesso: de Walt Disney a Steve Jobs. O acerto só acontece se você aprender com seus erros. E, para acertar, tem que tentar. Chegou é hora de reverter essa barreira psicológica e falar "não" para a autossabotagem. Mesmo as pessoas mais experientes e bem-sucedidas também podem sofrer com a ansiedade e a insegurança. É necessário lidar bem com esses obstáculos para poder ultrapassá-los.
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