Faça uma cotação ou ligue para 4004-4946

Filtrar
Qualidade de Vida

Quando dizer ‘não’ ajuda na produtividade do seu trabalho?

20/02/17 13:23

Saiba como proceder em ocasiões em que o “sim” traz junto um efeito colateral na sua performance de trabalho

Entre as coisas agradáveis da vida, receber uma resposta negativa com certeza não é uma delas. Talvez por isso a gente relute tanto em dar um “não” para nossos colegas de trabalho. A perspectiva de ser acolhido pelo grupo ou provar sua competência influi ainda mais para que você queira estar em todas as situações de trabalho. No entanto, seu desempenho profissional pode ser afetado por você tentar “abraçar o mundo”. Saiba como proceder em ocasiões onde o “sim” traz junto um efeito colateral na sua performance de trabalho:

1. Alguém pede sua ajuda quando você está cheio de trabalho

Argumente sobre o seu volume de trabalho e peça para postergar a tarefa do seu colega para uma data em que você vai estar disponível. Ou, então, sugira outra pessoa para ajudá-la. Assim, outro profissional terá finalmente a chance de ajudar aquele que te pediu auxilio – uma vez que você era sempre o “socorrista de plantão”.

Não se sinta culpado por ter recusado dessa vez. Lembre-se de quantas vezes você pediu uma “mão” e recebeu um “não”. O mundo não acabou por causa disso e, no final das contas, provavelmente você conseguiu executar sua tarefa. Por que seria diferente agora com o seu colega? Só por que o ajudante da vez não será você?

2.Seu/Sua chefe pede tarefas paralelas. O tempo todo!

Ser requisitado sempre por seu/sua chefe para trabalhar em frentes paralelas, pode ser um sinal para reavaliar as prioridades. Mostre que está disposto a ajudar, mas que, nesse momento, está concentrado em outra tarefa. Se você não for um multitarefas, será difícil se dedicar com a mesma concentração a atividades paralelas.

Você tem um método de trabalho e necessita se organizar. Caso as tarefas simultâneas continuarem a te atrapalhar, sente-se com seu chefe e diga sobre a dificuldade em aliar os diversos afazeres. Claro que você tem condições técnicas para fazer várias atividades, só está tendo no momento um trabalho além da conta. De repente, pode ser até a hora de renegociar seus benefícios financeiros. Que tal?

3.Você quer entregar uma tarefa só quando estiver perfeita

Tente ser produtivo e não ser perfeccionista. Enquanto esses estão sempre ocupados, aqueles estão sempre adiantados, concluindo uma tarefa e iniciando outra. Em suma, os produtivos agendam organicamente suas ações e os perfeccionistas as acumulam.

O ideal é sempre entregar no prazo e com boa qualidade. A menos que você esteja em uma atividade que demande um serviço impecável, não vale a pena gastar um tanta energia para seus produtos ficarem só um pouco mais “bonitos”. É melhor ganhar a pecha de produtivo e talvez perder a fama de talentoso. Assim é possível até desenvolver novos métodos de trabalho nos quais o tempo será seu aliado.

4. A tentação de checar suas notificações é grande e insistente

Tal vontade pode ser fruto de dois fatos: ou você não se interessa pelo que faz e busca uma distração ou você teme não conseguir efetuar uma tarefa e tenta aleatoriamente encontrar ajuda. Tentar entender o motivo das suas “fugas” é o primeiro passo para amenizá-las.

Você não é imaturo por querer interromper seu trabalho. Relaxe. Às vezes, seu cérebro precisa mesmo de intervalos de descompressão para atingir seu melhor desempenho. Uma sugestão é utilizar a técnica chamada de Pomodoro: relaxe por 5 minutos, trabalhe por 25. E alterne esses dois momentos ao longo do dia. Não deixe as distrações tomarem um tempo maior que o necessário no seu dia.

5. Há uma voz dizendo que você não é capaz

“Pinte. Se você ouve uma voz dentro de si dizendo que você não é capaz de pintar, então, de todas as formas possíveis, pinte. E essa voz será calada”. Quem disse isso foi Vincent Van Gogh, artista que experimentou a falta de reconhecimento e o fracasso financeiro enquanto viveu.

Você já falhou em algum momento da sua vida e talvez esteja (ou está sendo) desencorajado de tentar em função disso. Mas só se supera os erros com o acerto. E para acertar, tem que tentar. Portanto, é hora de reverter essa barreira psicológica. Mesmo as pessoas mais experientes e bem-sucedidas também podem sofrer com a ansiedade e a insegurança. É necessário lidar bem com esses obstáculos para poder ultrapassá-los.

Veja também

O brócolis faz bem para a saúde do seu coração
Qualidade de Vida

Série Superalimentos: dê uma chance para o brócolis

14/12/17 11:34

Muita gente não pode nem ouvir falar dele, mas o brócolis é um alimento muito poderoso: pode proteger seu coração e protege seu corpo de diversas doenças

Você pode montar um projeto verão com saúde
Qualidade de Vida

Transforme seu “projeto verão” em uma mudança para a vida

13/12/17 15:15

Adotar medidas radicais para ficar em forma rapidamente só vai prejudicar sua saúde. Seguem sugestões para rever hábitos para sua vida.