Filtrar
Gestão de Pessoas

Que tipo de cartão escolher?

16/06/22 08:00

Saiba como definir os tipos de benefícios para colaboradores

 

Que benefício escolher para os funcionários?

 

Oferecer benefícios para colaboradores é muito importante para as empresas. Mesmo aqueles que não são obrigatórios acabaram se tornando benefícios necessários para atrair bons profissionais e também manter os funcionários satisfeitos. Além disso, os benefícios ajudam a diminuir o absenteísmo, geram maior engajamento e retém talentos. Conheça os principais tipos de benefícios para colaboradores e saiba como adequá-los às necessidades da empresa e dos funcionários por meio dos cartões Sodexo:

 

Alimentação

Existem dois benefícios que, mesmo não sendo obrigatórios por lei, são concedidos pela grande maioria das empresas: o vale-refeição e o vale-alimentação. Apesar de terem objetivos semelhantes, esses benefícios possuem funções diferentes e podem ser adequados de acordo com as necessidades ou preferências dos trabalhadores.

O cartão vale-refeição é um benefício voltado para aquisição refeições prontas durante a jornada de trabalho, por isso é aceito em locais como restaurantes e padarias. Já o cartão vale-alimentação é focado na alimentação do trabalhador no dia a dia, para a aquisção de gêneros alimentícios e o preparo em casa, sendo aceito em supermercados, mercearias e açougues.

Além de motivar os funcionários, a empresa que oferece benefícios alimentares pode ter isenções fiscais se estiver cadastrada no Programa de Alimentação do Trabalhador, um programa governamental de incentivo à alimentação saudável dos trabalhadores.

Confira todas as mudanças no Programa de Alimentação do Trabalhador no e-book preparado especialmente para você

 

Infográfico: como escolher benefício pro funcionário

 

Na dúvida sobre qual benefício alimentação oferecer?
Baixe o infográfico sobre as vantagens do vale-alimentação e vale-refeição e tire suas dúvidas agora.

Mobilidade

O vale-transporte é um benefício obrigatório por lei e a empresa pode conceder o benefício por meio de uma empresa terceirizada como a Sodexo, o que facilita a gestão de recursos. Outra opção é o cartão vale-combustível para conceder ajuda de custo aos colaboradores que tenham carro ou moto para se deslocar ao trabalho.

 

Saúde

Outro tipo de benefício muito valorizado pelos profissionais é o convênio médico ou plano odontológico. Para complementar esses benefícios, a empresa pode ainda oferecer um cartão farmácia para ajudar com os gastos relacionados a medicamentos e outros produtos farmacêuticos.   

 

Vale-presente de Natal e outras premiações

 A empresa também pode conceder presentes aos funcionários em datas comemorativas, como o vale-presente de Natal. Outra forma de oferecer benefícios para colaboradores é criar programas de incentivo para premiar funcionários que se destaquem na empresa por terem desempenho acima do esperado, criem novas ideias, batam metas, entre outras ações.

Para esse tipo de pagamento, o cartão de incentivo Sodexo Multi é ideal, já que oferece flexibilidade para ser utilizado em qualquer tipo de estabelecimento, como um cartão de crédito, de acordo com as preferências do trabalhador.

 

Leia também:

Quais são as carteiras digitais do Sodexo Multi?

Vale-transporte é com a Sodexo!

VA ou VR? Perguntas frequentes sobre esses benefícios