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Gestão de Pessoas

Ofertar experiências: a chance de viver um sonho?

13/08/17 17:43

Os incentivos em forma de oferta de experiências estão crescendo em popularidade e as possibilidades são tão grandes quanto a imaginação das pessoas, mesmo sem gastar muito.

Oferecer experiências para colaboradores

De acesso aos bastidores de um espetáculo a uma viagem internacional memorável, incentivos em forma de oferta de experiências estão crescendo em popularidade. Descubra como um encontro de perto com o Harry Potter pode ajudá-lo a melhorar os resultados da sua empresa.

Leia a entrevista com Iain Thomson, Diretor de Incentivos e Reconhecimento da Sodexo Benefícios e Incentivos do Reino Unido. Ele reflete sobre como a experiência como reconhecimento está evoluindo dentro das empresas.

 

Como as ofertas de experiência mudaram conforme o aumento de sua popularidade?

Tradicionalmente, as experiências se resumiam a viagens de luxo de longa distância, com cerca de cinco dias de duração, oferecidas a funcionários que alcançaram o melhor desempenho. Hoje, essas ofertas se tornaram mais estratégicas, como forma de recompensar indivíduos ou grupos de funcionários que demonstraram determinados comportamentos ou que atingiram uma meta. As experiências normalmente têm custo mais baixo, menor duração e se destinam a mais pessoas. Uma pesquisa da Sodexo apontou que 17% dos profissionais gostariam de compartilhar experiências com sua equipe, e 25% disseram que gostariam de compartilhar as recompensas com suas famílias ou amigos.

O que torna as experiências tão especiais em comparação a outros tipos de recompensa?

Incentivos em dinheiro tendem a ser gastos em despesas do dia a dia, como contas ou compras - e a recompensa é logo esquecida. Com as experiências, podemos criar algo que o dinheiro não compra, algo muito mais especial, importante e duradouro. Outro diferencial é a preparação, o evento em si e todas as histórias que vêm depois. Por exemplo, quando o Harry Potter World foi inaugurado, realizamos o primeiro jantar no Great Hall para um cliente, gerando um sentimento de empolgação antes e depois do evento.

Então a preparação é uma parte fundamental do processo?

Sim. É importante preparar o evento de fato. As comunicações começam quando as pessoas sabem que vão, seja com teasers, seja com itens como etiquetas de bagagem ou artigos de higiene pessoal personalizados, que também podem ser da marca de clientes para que as pessoas se lembrem por que os receberam. Depois disso, um presente na forma de fotos sempre faz sucesso, sejam fotos impressas em um álbum de capa dura, seja em versão eletrônica.

Quais armadilhas as empresas devem evitar?

Elas podem, às vezes, se prender a um destino, mesmo quando ele não combina com o perfil do funcionário. Dubai é um lugar maravilhoso para se visitar, mas se estiver dando uma recompensa para jovens garotos que gostam de festas, eles provavelmente prefeririam um lugar como Ibiza. Diferenças de idade são importantes. Normalmente, gerações mais velhas já viajaram mais, então uma viagem mais luxuosa e distante chama mais a atenção. Para Millennials, ingressos para shows, ingressos com acesso aos bastidores e convites para inaugurações das casas noturnas mais badaladas são mais populares.

Quais são as experiências que você organizou que mais marcaram sua memória?

Relacionamos férias em um safári cinco estrelas na África do Sul à Responsabilidade Social Empresarial. Como parte da viagem, levamos o grupo a um orfanato que o cliente ajudava como parte de seu compromisso de Responsabilidade Social Corporativa, levando livros, canetas, materiais de leitura e doações para uniformes escolares. Para o grupo, foi a melhor parte da viagem, visto que puderam trazer para casa a experiência de responsabilidade social e da diferença entre o luxo de um safári e a vida de muitas pessoas na África do Sul.

Incrível para funcionários... mas e para empregadores?

Qualquer recompensa deve apresentar um retorno para o investimento, então o ponto inicial é definir o que é sucesso: maior dedicação, geração de vendas ou um melhor entendimento da marca da empresa? Existem formas de medir esses indicadores, durante e depois da viagem: através de feedback, levantamento financeiro ou comentários entre os funcionários. Vale notar que 63% das organizações com melhor desempenho apresentam uma preferência clara por incentivos em forma de experiências e não financeiros.

Como a Sodexo pode oferecer auxílio prático a outras empresas que queiram oferecer experiências?

A Sodexo Benefícios e Incentivos tem muita experiência nesta área, além de conhecimento profundo dos diferentes perfis de funcionários – e o que agrada a cada um. Por exemplo, uma pesquisa da Sodexo realizada em 2016 entre 600 funcionários identificou o apelo relativo de 16 tipos diferentes de benefícios e incentivos em cinco países e três faixas etárias diferentes, incluindo Baby Boomers. Realizar uma análise tão detalhada das necessidades dos funcionários dá à Sodexo informações necessárias para oferecer programas personalizados para as empresas. Em alguns casos, uma recompensa pode ser menos visada e mais inclusiva. Uma outra pesquisa da Sodexo indicou que a terceira recompensa mais popular entre líderes de pequenas e médias empresas é um incentivo prático: uma festa na empresa, normalmente o Natal.


Para experiências mais personalizadas, nossas equipes são especialistas na seleção de destinos e entrega no sentido de logística e contato com hotéis e atrações. O que nos diferencia de outros fornecedores é que oferecemos um serviço de ponta a ponta, o que inclui a elaboração da campanha de reconhecimento de recompensas para que a mensagem principal do cliente seja enviada; comunicações durante a preparação; detalhes da viagem; e atividades pós-evento para maximizar o retorno.

Conheça a variedade de vales presente da Sodexo

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