Faça uma cotação ou ligue para 4004-4946

Filtrar
Gestão de Pessoas

Segurança no local de trabalho

07/04/17 20:00

Programas de incentivo para funcionários: o caminho para um local de trabalho mais seguro

As causas dos acidentes podem variar, mas o local de trabalho em muitas indústrias é um lugar perigoso. Anualmente, mais de 300 mil pessoas no mundo perdem a vida devido a acidentes de trabalho. Como os programas de incentivo poderiam ajudar a reduzir esse número? Falamos com Raphaelle Rouvroy, Diretora de Marketing da área de Benefícios e Incentivos da Sodexo.

Qual o tamanho do problema de segurança no local de trabalho?

Em todo o mundo, um funcionário morre por acidente de trabalho a cada 15 segundos. São 321 mil pessoas por ano e um número estimado de 317 milhões de acidentes de trabalho! Esses números da Organização Internacional do Trabalho (OIT) exibem o custo humano dos acidentes, mas há também um preço econômico a pagar. A OIT afirma que o custo de acidentes e doenças no local de trabalho representa 4% do PIB mundial, ou cerca de 2,8 trilhões de dólares, a cada ano.

Os riscos de segurança não se limitam à indústria ou à construção?

Um cozinheiro de lanchonete, um funcionário de escritório ou um gerente de instalações podem não parecer estarem necessariamente "sob risco", mas a verdade é que os acidentes podem ocorrer em qualquer lugar. Há escadas em quase todos os tipos de locais de trabalho. É preciso apenas uma distração para esquecer de colocar uma placa de alerta perto de um lance de escadas recém-lavado – ou deixar uma caixa abandonada em um corredor – para criar um ambiente inseguro.

Qual o impacto nas empresas?

Internamente trata-se de uma questão importante para os gestores, que têm o dever de cuidar dos funcionários. Externamente há uma pressão do mercado para que a empresa seja uma "boa cidadã" – que cuida de seus funcionários – junto à crescente pressão das autoridades reguladoras. Por exemplo, as empresas poderão ser impedidas de responder a um convite para a apresentação de propostas se a Lost Time Injury Rate - LTIR (taxa de acidentes e tempo perdido) não for satisfatória.

Por que é importante reforçar atitudes no local de trabalho e como a Sodexo poderá ajudar?

Estudos mostram que 52% das pessoas não interviriam se observassem um comportamento inseguro, 79% não sabem onde se manifestar quanto a problemas de saúde e segurança e 82% nunca relataram um problema referente a saúde e segurança! O ponto de partida para os programas de incentivo a funcionários é o fato de que a maioria dos acidentes é atribuída ao fator humano e não às máquinas. O incentivo à segurança não diz respeito a apenas seguir procedimentos, mas ser proativo ao identificar e lidar com os riscos. Então, ao notar uma poça d´água ou óleo ou um cabo pendurado é necessário removê-los. Isso não está relacionado apenas à segurança pessoal, mas a ser responsável por aqueles ao redor também.

Mas não são apenas pequenos detalhes?

Não, porque segurança é uma pirâmide; na base estão os quase-acidentes e incidentes menores e, na parte superior, estão os acidentes graves. E há uma correlação: para cada 600 quase-acidentes há 10 acidentes menores e um acidente grave. Nossos programas de segurança visam a base da pirâmide, onde podemos causar impacto real em termos de prevenção de acidentes – que então se estendem até a parte superior. Ao vincular as recompensas à prevenção ao invés de a um indicador de atraso, como o LTIR, evitamos o risco de incidentes não serem notificados. Apoiada por uma cultura de gestão sólida e melhoria contínua, nossa meta é de zero acidentes.

Então, como funciona um programa de incentivo?

Recompensamos e reconhecemos as principais ações preventivas através de uma plataforma on-line personalizada e de aplicativos para dispositivos móveis. Identificamos um conjunto de seis principais ações preventivas que promovem a segurança no trabalho e que devem ser recompensadas: observações relacionadas segurança, sugestões de segurança, caminhadas, discussões sobre ferramentas, testes e avaliações comportamentais. Somamos dois tipos de reconhecimento a essas ações preventivas: entre pares e indicações para prêmios. Isso poderá ser feito, por exemplo, colocando um post-it de felicitação na estação de trabalho de alguém, ao elogiar um funcionário em público, ao inscrevê-lo em um sorteio de prêmios ou ao realizar premiações pela plataforma interna – o que dá acesso a uma grande variedade de recompensas. Em conjunto, essas iniciativas de pequeno porte mudam o comportamento das pessoas em grande escala – e causam um impacto real na cultura de segurança de uma organização, levando-a a ter uma mentalidade de melhoria contínua e zero acidentes.

Além de evitar acidentes, quais os outros benefícios de uma cultura de segurança mais sólida?

Ambientes seguros atuam de maneira muito mais ampla do que prevenir acidentes. Indivíduos que trabalham em condições seguras trabalham mais rápido e de modo mais eficiente. Eles também apreciam o trabalho ainda mais graças ao compromisso da gestão para com a sua saúde e segurança.  Eles estão seguros de que sugestões de melhoria são levadas em consideração e que as ações corretivas serão colocadas em prática. Eles se sentem ouvidos e reconhecidos por seus esforços. A qualidade de vida é significativamente aprimorada.

Quando as pessoas começam a levar a segurança mais a sério no ambiente de trabalho elas não se afastam disso: usam essa mentalidade na vida privada e também ajudam outras pessoas a evitar lesões.

São inúmeros os benefícios para os empregadores: Eles não apenas observam uma redução dos custos diretos e indiretos dos acidentes em nível corporativo e obtêm retorno sobre o investimento do programa de recompensa como também aumentam a excelência operacional, a produtividade e o engajamento dos funcionários.  A implantação de recompensas em vez de penalidades permite promover indicadores de liderança e atraso. O impacto final é uma redução da Lost Time Injury Rate (LTIR) e da Total Case Incident Rate - TCIR ou o resultado de zero acidentes

Por que os programas proativos de segurança são tão importantes?

Estamos propondo uma mudança na cultura de segurança: de uma abordagem "Prudência, Policiamento e Punição" para uma abordagem de incentivo e reconhecimento com base em comportamento.  Nossa promessa aos clientes é promover a cultura nas empresas rumo a uma Mentalidade Zero Acidentes, além de melhoria contínua.  Também é importante alcançar resultados sustentáveis. Há sempre rotatividade de pessoal e mudança constante nos ambientes de trabalho. A sazonalidade também é extremamente importante: um armazém varejista on-line, por exemplo, está mais ocupado no período que antecede o Natal do que no verão.  

Como você mantém o sucesso em longo prazo?

Há muitas maneiras de manter um programa de incentivo para os funcionários atualizado: um novo questionário, um novo programa de treinamento ou uma nova campanha. Para um cliente, por exemplo, focamos em riscos relacionados à eletricidade durante um ano e, no ano seguinte, nos concentramos em práticas seguras de armazenamento. Os clientes também podem ajustar a forma como os pontos são concedidos, de modo a priorizar certas ações de segurança. A Sodexo possui ampla experiência em benefícios e recompensas; podemos aproveitá-la para estimular a segurança.

Veja também

É possível tratar de depressão nas empresas
Gestão de Pessoas

Sua empresa cuida da saúde mental dos colaboradores?

30/11/17 13:37

Transtornos mentais e emocionais são a segunda causa de afastamento de trabalho no Brasil. Como as empresas podem ajudar?

CEO da Sodexo Benefícios e Incentivos, Geraldo França, trata da questão na inclusão no ambiente de trabalho
Gestão de PessoasDiversidade

Vamos além das aparências?

27/11/17 14:30

Deficiências podem ser percebidas como a porta de entrada para caminhos inovadores para nos relacionarmos com o mundo à nossa volta.