Filtrar
Guia da Carreira

Seja mais produtivo acordando mais cedo

01/02/19 14:20

O horário de verão acaba em fevereiro. Que tal aproveitar essa hora extra da manhã para impulsionar sua criatividade?

Seja mais criativo e produtivo ao acordar cedo

O horário de verão vai acabar e você vai ganhar novamente uma hora de sono para dormir. Certo? Não necessariamente, se você quer dar um gás na sua produtividade e na sua capacidade criativa. Estudos mostram que um tempo extra pela manhã para você se organizar faz toda a diferença para seu dia render mais. Então, se você se pergunta como ser mais produtivo, fique ligado:

Você não precisa acordar às 2h30 como o ator Mark Wahlberg, mas mudar a rotina para ter um tempo a mais pela manhã pode ajudar a ter mais foco e disciplina, porque você separou um tempo exclusivo para si, encontrou um espaço de paz e silêncio no meio da rotina agitada, segundo pesquisadores entrevistados pela BBC. Essa está entre as principais dicas de saúde e qualidade de vida.

E o que fazer com o tempo extra? A coach Bruna Fioretti sugere uma preparação interna para enfrentar o dia. Além de um café da manhã saudável, que trará energia para o resto do dia, foque em si mesmo. Isso pode ser feito por meio da meditação (veja dicas para começar a meditar) ou, como diz Bruna, fazendo o exercício diário de anotar as três prioridades do dia e como serão resolvidas. Elas não precisam estar, obrigatoriamente, ligadas ao trabalho. Essa está entre as principais dicas de produtividade.

Como é um momento mais silencioso do dia, sem interrupções, você poderá ter mais concentração e, assim, resolver problemas mais difíceis: aproveite para tirar da frente logo cedo urgências e decisões que exigem muita energia mental.

Para que seus minutos extras da manhã realmente rendam algo positivo, veja essas dicas publicadas pela Forbes:

  • Para acordar cedo, você vai precisar ir dormir cedo também.
  • Acorde de uma vez e nunca mais utilize o modo soneca do alarme. O sono que ele proporciona não faz bem para sua saúde.
  • Crie uma rotina para esse período da manhã. A sensação positiva do cumprimento das pequenas tarefas se estenderá por todo o dia – e assim você aprende como ser mais produtivo.
  • Tenha uma atitude positiva. Comece o dia se conectando consigo mesmo por meio de meditação, uma oração ou uma afirmação que traga bons sentimentos. 

Leia mais sobre produtividade:

Dicas simples para ser mais produtivo no trabalho

Quer ser mais produtivo? Tire férias!

Acredite: sentir-se melhor o fará mais produtivo