O que é o auxílio-alimentação? Entenda como usar o benefício aqui.

Como funciona o auxílio alimentação da Sodexo?

26 Abril 2022

Conheça o benefício alimentação em um cartão flexível

O auxílio alimentação é uma solução da Sodexo que traz dois produtos, vale-refeição e do vale-alimentação, em um só cartão. Com ele, o usuário tem muito mais praticidade e flexibilidade no dia a dia, enquanto a empresa garante isenção de encargos sociais ao oferecer o benefício alimentação dentro da lei.

O auxílio-alimentação é um benefício com duas carteiras: alimentação para a compra de gêneros alimentícios em supermercados, açougues e mercearias, e refeição para a compra de refeições prontas em restaurantes, lanchonetes e padarias ou por delivery. Saiba mais!

Qual é a diferença entre o auxílio-alimentação e os outros benefícios?

O auxílio-alimentação é um cartão único que reúne as funcionalidades do vale-alimentação (para uso em mercados e similares) e do vale-refeição (para uso em restaurantes) em um só lugar, sem estar vinculado ao PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), lei que regulamenta os benefícios tradicionais. Ele é indicado para empresas de qualquer porte, sobretudo as menores, que não se encaixam no perfil para aproveitar todos os incentivos fiscais previstos na lei. O auxílio alimentação vem com a funcionalidade de transferência de saldo entre alimentação e refeição, que o empregador pode contratar se desejar, para oferecer mais flexibilidade de uso do saldo pelos seus funcionários. 

Quais são as vantagens do auxílio-alimentação para o trabalhador?

O auxílio-alimentação é pago por meio de um único cartão para os benefícios de alimentação e refeição, com a possibilidade de transferência de saldo entre as carteiras, desde que a funcionalidade esteja habilitada pelo empregador, de acordo com as necessidades ou preferências do usuário (o que não é permitido no PAT). Dessa forma, o trabalhador pode administrar os seus benefícios da forma que for mais conveniente, com mais flexibilidade no dia a dia.

O cartão único também garante mais praticidade e segurança com a tecnologia NFC de pagamento por aproximação. Além disso, o colaborador tem acesso às promoções e vantagens exclusivas do Sodexo Club e também pode fazer compras pela internet, por meio de aplicativos de delivery e lojas virtuais.

A rede credenciada é a mesma dos cartões de vale-refeição e vale-alimentação da Sodexo, aceitos em meio milhão de estabelecimentos cadastrados em todo o país.

E o que a empresa ganha com isso?

O empresário tem vantagens ao conceder o auxílio-alimentação aos seus funcionários. Primeiramente, porque a Reforma Trabalhista de 2017 deixou claro que os benefícios de alimentação não devem ser pagos em dinheiro, portanto, o cartão garante que a empresa esteja dentro da lei e que não terá problemas trabalhistas.

Além disso, como o valor de alimentação e refeição não configura salário quando oferecido por meio do auxílio alimentação, o empregador também está isento de cobranças de encargos sociais como FGTS e INSS. O benefício pode ser adquirido pelas empresas de forma simplificada, sem burocracia, a partir de um funcionário.

Com o auxílio alimentação, a Sodexo oferece uma nova solução para a gestão de benefícios de alimentação, com muito mais flexibilidade, praticidade e segurança aos envolvidos. Contrate os nossos serviços, deixe os seus funcionários mais motivados e atraia novos talentos!

Leia mais:

Como atrair e reter bons funcionários?

Manual do auxílio-alimentação