Um prejuízo de quase meio trilhão de dólares. Essa é a estimativa de um estudo sobre o custo de reuniões inúteis ou ineficientes para as empresas feito pelo Doodle, em 2019. Neste estudo sobre reunião de trabalho, mais de 6,5 mil executivos nos EUA, Reino Unido e Alemanha foram ouvidos e eles só reforçam que as reuniões de trabalho precisam ser mais efetivas. Que tal aprender algumas técnicas para fazer sua parte e tornar esses encontros profissionais realmente produtivos? Veja como iniciar uma reunião de trabalho e como fazer reunião corporativa de forma produtiva!
Assista um painel realizado pelo programa Conexões sobre o assunto com os especialistas Armelle Champetier, Marcelo Egéa e Monica Torquato.
Nesta live, foram discutidos os seguintes aspectos de uma reunião de trabalho:
Antes da reunião começar
Como falar em uma reunião de trabalho? Dicas para uma reunião produtiva:
- Precisamos mesmo de tanta reunião? Qual deve ser a dinâmica para reunião de trabalho?
- Qual os critérios para convocar uma reunião de trabalho?
- Como definir propósito e papel de cada participante na hora de agendar um encontro profissional?
- Quem deve ser convocado, qual a função do “opcional” e qual o número máximo de participantes para garantir que uma reunião de trabalho seja produtiva?
- Pode dar NÃO em invite de chefe?
- A frase “mais uma reunião que poderia ter sido um e-mail” faz sentido?
Durante a reunião de trabalho
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- Quais as regras de etiqueta para uma reunião de trabalho (horário, roupa, postura, cara e bocas)? Como iniciar uma reunião de trabalho?
- Nos encontros virtuais, abrir ou não abrir a câmera, eis a questão!
- Como vender suas ideias?
- Todo mundo precisa falar durante um encontro profissional? Como se apresentar em uma reunião de trabalho?
- Como não “atropelar” a fala de outras pessoas?
- Quais as técnicas para manter a calma durante uma discussão durante a reunião de trabalho?
- Como resolver os conflitos que podem surgir durante uma reunião profissional?
- Qual o tempo de duração ideal para uma reunião?
Depois da reunião
- Como transformar o que foi discutido na reunião em algo produtivo e que possa ser compartilhado com todos?
- Como organizar as tarefas sem a necessidade de marcar tantas reuniões?
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