Filtrar
Sobre a Sodexo

Como se dar bem em uma reunião de trabalho?

03/11/20 10:17

Assista um painel com especialistas e aprenda a tirar o melhor das reuniões de trabalho.

 

Saiba como fazer boas reuniões

Um prejuízo de quase meio trilhão de dólares. Essa é a estimativa de um estudo sobre o custo de reuniões inúteis ou ineficientes para as empresas feito pelo Doodle, em 2019.  Neste estudo sobre reunião de trabalho, mais de 6,5 mil executivos nos EUA, Reino Unido e Alemanha foram ouvidos e eles só reforçam que as reuniões de trabalho precisam ser mais efetivas.  Que tal aprender algumas técnicas para fazer sua parte e tornar esses encontros profissionais realmente produtivos? Veja como iniciar uma reunião de trabalho e como fazer reunião corporativa de forma produtiva!

Assista um painel realizado pelo programa Conexões sobre o assunto com os especialistas Armelle Champetier, Marcelo Egéa e Monica Torquato.

 

Nesta live, foram discutidos os seguintes aspectos de uma reunião de trabalho:

 

Antes da reunião começar

Como falar em uma reunião de trabalho? Dicas para uma reunião produtiva:

  • Precisamos mesmo de tanta reunião? Qual deve ser a dinâmica para reunião de trabalho?
     
  • Qual os critérios para convocar uma reunião de trabalho?
     
  • Como definir propósito e papel de cada participante na hora de agendar um encontro profissional?
     
  • Quem deve ser convocado, qual a função do “opcional” e qual o número máximo de participantes para garantir que uma reunião de trabalho seja produtiva?
     
  • Pode dar NÃO em invite de chefe?
     
  • A frase “mais uma reunião que poderia ter sido um e-mail” faz sentido?
 

Durante a reunião de trabalho

 
  • Quais as regras de etiqueta para uma reunião de trabalho (horário, roupa, postura, cara e bocas)? Como iniciar uma reunião de trabalho?
     
  • Nos encontros virtuais, abrir ou não abrir a câmera, eis a questão!
     
  • Como vender suas ideias?
     
  • Todo mundo precisa falar durante um encontro profissional? Como se apresentar em uma reunião de trabalho?
  • Como não “atropelar” a fala de outras pessoas?
     
  • Quais as técnicas para manter a calma durante uma discussão durante a reunião de trabalho?
     
  • Como resolver os conflitos que podem surgir durante uma reunião profissional?
     
  • Qual o tempo de duração ideal para uma reunião?
 

Depois da reunião

 
  • Como transformar o que foi discutido na reunião em algo produtivo e que possa ser compartilhado com todos?
     
  • Como organizar as tarefas sem a necessidade de marcar tantas reuniões?
 

Gostou de saber mais sobre reunião de trabalho? Veja também sobre o assunto:

 

Dicas de etiqueta para reuniões virtuais

 

Como você faz a gestão do tempo?

 

Não sabote sua carreira por seu comportamento