Filtrar
Sobre a Sodexo

Dúvidas sobre benefício na quarentena

14/07/20 14:03

Você está usando seus cartões benefício na quarentena? Será que eles podem expirar? É possível transferir o saldo para conta corrente? Tire suas dúvidas:

Respostas para dúvidas sobre benefícios na quarentena

As medidas de isolamento para conter a propagação do novo coronavírus mudaram a sociedade e, inclusive, as relações de trabalho. Milhares de pessoas em todo o Brasil estão trabalhando em regime remoto e usando menos benefícios como o vale-refeição. O cartão benefício na quarentena, para alguns, não saiu mais da carteira.

 

Será que o saldo pode expirar caso não seja utilizado? Você consegue transferir o saldo para sua conta corrente? A empresa pode passar a pagar o valor em dinheiro para você? As respostas para essas e outras perguntas, você encontra a seguir:

 

A empresa pode pagar o valor do vale-refeição em dinheiro?

 

Não. Os valores destinados ao pagamento de vale-refeição e vale-alimentação são regulamentados pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). As empresas são isentas de impostos na movimentação dos benefícios e, portanto, outras transações, como o pagamento em dinheiro, não se encaixam nessas regras.

 

Alguma coisa vai mudar em relação ao cartão benefício na quarentena?

 

Existe um projeto de lei para permitir o pagamento do vale-refeição em dinheiro durante esse período de pandemia. A proposta, entretanto, ainda aguarda aprovação da Câmara dos Deputados.

 

A decisão sobre mudanças de valores e modalidades do benefício é tomada pelas empresas e, nesse caso, o ideal é tirar as dúvidas com o departamento de Recursos Humanos.

 

Os valores não utilizados correm o risco de expirar? Podem ser transferidos para a conta corrente?

 

Se você não tem utilizado o seu cartão benefício na quarentena, os valores recebidos se acumulam – não é possivel transferir o saldo para a conta corrente ou do vale-refeição para o vale-alimentação e vice-versa.

 

Para consultar o saldo de seus cartões Sodexo, clique aqui.

 

Qual é a diferença entre o vale-refeição e o vale-alimentação?

 

O vale-refeição é aceito em estabelecimentos que vendem refeições prontas, como lanchonetes, bares, restaurantes e padarias. O vale-alimentação, por sua vez, é aceito em supermercados e estabelecimentos que vendem produtos alimentícios.

 

Em alguns casos, é possível que um supermercado que tenha um restaurante, por exemplo, e também aceite o vale-refeição.

 

Para consultar a rede de aceitação do seu cartão Sodexo, clique aqui.

 

Quando a quarentena passar, os valores dos meus cartões Sodexos irão mudar?

 

O valor depositado em seu cartão varia conforme a empresa – e é definido pelo departamento de recursos humanos. Por isso, o ideal seria confirmar os valores dos benefícios internamente.

 

Saiba mais

 

Tire suas dúvidas sobre seu vale-alimentação

Como usar o vale-refeição?