Filtrar
Sobre a Sodexo

Dúvidas sobre benefício na quarentena

22/09/21 09:37

Você está usando seus cartões benefício na quarentena? Será que eles podem expirar? É possível transferir o saldo para conta corrente? Tire suas dúvidas:

 

Respostas para dúvidas sobre benefícios na quarentena

 

As medidas de isolamento para conter a propagação do novo coronavírus mudaram a sociedade e, inclusive, as relações de trabalho. Milhares de pessoas em todo o Brasil estão trabalhando em regime remoto e usando menos benefícios como o vale-refeição. O cartão benefício na quarentena, para alguns, não saiu mais da carteira.

 

Será que o saldo pode expirar caso não seja utilizado? Você consegue transferir o saldo para sua conta corrente? A empresa pode passar a pagar o valor em dinheiro para você? As respostas para essas e outras perguntas, você encontra a seguir:

 

A empresa pode pagar o valor do vale-refeição em dinheiro?

 

Não. Os valores destinados ao pagamento de vale-refeição e vale-alimentação são regulamentados pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). As empresas são isentas de impostos na movimentação dos benefícios e, portanto, outras transações, como o pagamento em dinheiro, não se encaixam nessas regras.

 

Alguma coisa vai mudar em relação ao cartão benefício na quarentena?

 

Existe um projeto de lei para permitir o pagamento do vale-refeição em dinheiro durante esse período de pandemia. A proposta, entretanto, ainda aguarda aprovação da Câmara dos Deputados.

 

A decisão sobre mudanças de valores e modalidades do benefício é tomada pelas empresas e, nesse caso, o ideal é tirar as dúvidas com o departamento de Recursos Humanos.

 

Se você tem saldo no seu cartão refeição, pode pedir refeições prontas por meio do delivery. Na página Aceita Sodexo você pode conferir se os restaurantes próximos a você que aceitam Sodexo estão funcionando no modelo de delivery também. 

 

Os valores não utilizados correm o risco de expirar? Podem ser transferidos para a conta corrente?

 

Se você não tem utilizado o seu cartão benefício na quarentena, os valores recebidos se acumulam – não é possivel transferir o saldo para a conta corrente ou do vale-refeição para o vale-alimentação e vice-versa.

 

Para consultar o saldo de seus cartões Sodexo, clique aqui.

 

Qual é a diferença entre o vale-refeição e o vale-alimentação?

 

O vale-refeição é aceito em estabelecimentos que vendem refeições prontas, como lanchonetes, bares, restaurantes e padarias. O vale-alimentação, por sua vez, é aceito em supermercados e estabelecimentos que vendem produtos alimentícios.

 

Em alguns casos, é possível que um supermercado que tenha um restaurante, por exemplo, e também aceite o vale-refeição.

 

Para consultar a rede de aceitação do seu cartão Sodexo, clique aqui.

 

Quando a quarentena passar, os valores dos meus cartões Sodexos irão mudar?

 

O valor depositado em seu cartão varia conforme a empresa – e é definido pelo departamento de recursos humanos. Por isso, o ideal seria confirmar os valores dos benefícios internamente.

 

Saiba mais

 

Tire suas dúvidas sobre seu vale-alimentação

Como usar o vale-refeição?

10 dicas para o vale-refeição chegar até o fim do mês