Filtrar
Sobre a Sodexo

No trânsito, o sentido é a vida

03/05/19 08:48

Leia o artigo de Carolina Miralha da Silveira, Gerente de Produtos da Sodexo, que trabalha a segurança do trânsito diariamente nas soluções de Mobilidade da companhia.

Carolina Silveira é gerente de produtos na Sodexo e trabalha para melhorar a segurança no trânsito

Na última semana de abril, dias antes de lançarmos a campanha Maio Amarelo na Sodexo, fui envolvida em um acidente de trânsito pela primeira vez em 18 anos. O trânsito parou bruscamente devido a um congestionamento e o carro que vinha atrás de mim não conseguiu frear a tempo, batendo forte no meu carro e fazendo meu ser projetado e bater no que estava na frente. Um acidente que poderia ter tido consequências mais sérias, mas que felizmente resultou apenas em prejuízos materiais já que não estávamos em alta velocidade mesmo estando em uma rodovia de SP. Dessa vez tive sorte, mas ter sido envolvida nesse acidente reforçou minha certeza - tanto como cidadã como profissional da área Mobilidade - da necessidade chamarmos mais a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no Brasil.

Atuo há 14 anos desenvolvendo produtos para melhorar a gestão de frotas das empresas, mas pela primeira vez estamos pensando realmente na qualidade de vida dos condutores no trânsito. Os produtos para mobilidade da Sodexo - Sodexo Wizeo e Sodexo Combustível Pass - trazem resultados para gestão das empresas e, também,  para seus colaboradores, através de alertas de manutenção preventiva, gestão de documentação e multas para indicação de ações como treinamentos de reciclagem, seguros e assistências 24 horas, entre outros. Essas funcionalidades garantem que o gestor da empresa entenda o perfil dos seus colaboradores e possa realizar uma gestão com foco em conscientização.

E para participarmos mais ativamente dessa discussão e buscar por mais qualidade de vida no trânsito, levantamos a bandeira da campanha Maio Amarelo na Sodexo.

O movimento Maio Amarelo nasceu em 2011, quando a ONU decretou a década de ação para Segurança no Trânsito, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos.  De acordo com Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) os acidentes não simplesmente acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas e têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção.  

E por isso a Sodexo - líder em serviços de qualidade de vida - decidiu entrar nessa campanha. Ao longo do mês de maio faremos ações para propor um trânsito mais seguro.

Para a conscientização de nossos colaboradores, em parceria com a Mapfre, teremos dois treinamentos ministrados pelo CESVI e uma palestra com Milton Augusto Galvão Zen que atuou também no mercado Industrial e Automobilístico por quase 40 anos.  Além disso, vamos divulgar a campanha Maio Amarelo 2019, que esse ano tem o tema "Me Ouça" que provoca a reflexão através dos conselhos dados por crianças pedindo que os adultos respeitem as leis de trânsito e não corram risco de morte:

  • Não dirigir quando for beber - e se beber, deixe o carro onde está e busque depois;
  • Não atender ligação no celular - e jamais escrever mensagens dirigindo;
  • Obedecer a placa de PARE e realmente parar;
  • Dirigir em alta velocidade é perigoso e imprudente.

Mas vamos muito além dos nossos colaboradores. Com mais de 6 milhões de usuários dos cartões Sodexo, temos a possibilidade de impactar muitos brasileiros que interagem com a Sodexo, não apenas por meio dos produtos de mobilidade, mas por toda nossa cadeia de clientes, usuários de cartões e estabelecimentos - e que em algum momento são condutores, seja automóveis, caminhões, ônibus, vans, motos ou bicicletas ou são pedestres e passageiros - a optarem por um trânsito mais seguro.  Nosso objetivo é propor a reflexão da responsabilidade de cada um e contribuir para qualidade de vida no trânsito para todos.

Carolina Miralha da Silveira, formada em Engenharia de Produção pela UFRGS e pós-graduada pela Fundação Dom Cabral, atua como Gerente de Produtos na Sodexo há 3 anos e busca criar valor para os clientes através de soluções que proporcionem a melhor experiência para as pessoas, contribuindo para melhoria da qualidade de vida.