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Sobre a Sodexo

Sodexo aposta em cultura colaborativa para incentivar inovação

08/08/19 11:19

Pessoas estão no centro da estratégia para criar novos serviços e trazer mais resultados

 

Como a Sodexo busca ter uma cultura inovadora

 

Quer inovar? Então coloque a mão na massa em colaboração de outras pessoas, de áreas e competências distintas, para criar ideias e implantar novas soluções. Essa proposta de trabalho parece bem mais complicada do que a tradicional, mas é justamente o que a Sodexo Benefícios e Incentivos decidiu propor no Brasil nos últimos anos. A companhia percebeu que, para entregar inovação, precisaria criar uma cultura em que seus colaboradores ficassem confortáveis para trabalhar juntos e, com isso, uma nova onda de ideias aparecesse.

Juliana Cebalos, supervisora de Inovação da Sodexo, conta que tudo começou em 2012 e o caminho não tem sido fácil. “Em qualquer empresa, há muita resistência quando o assunto é inovação”, diz. A especialista conta que o plano inicial era de que a área de Inoação trabalhasse para entregar novas soluções, enquanto o resto da organização atuaria na mesma dinâmica de sempre, mas recebendo as ideias disruptivas.

“Percebemos que o engajamento das pessoas é o ingrediente essencial da inovação. Por isso decidimos dar um passo para trás e difundir essa cultura dentro da empresa”, explica Juliana.

A organização entendeu que o departamento de inovação não deveria ficar responsável por criar as soluções – até porque são as áreas de negócio que entendem plenamente os desafios que estão enfrentando. O caminho estava em colocar todo mundo no mesmo barco, começando pelos vice-presidentes, que passaram a ter entre suas responsabilidades a difusão de uma abordagem mais ágil, de errar rápido e entregar produtos e novas funções ao mercado com mais dinamismo.

Neste movimento, a área de inovação assumiu um novo papel. No lugar de centralizar as iniciativas da empresa, o departamento passou a atuar como o hub responsável por inspirar, apontar tendências, fazer conexões relevantes com agentes externos (outras empresas e startups, além de apoiar as equipes com ferramentas e conhecimento para buscar novas soluções). Juliana diz que, ao menos neste contexto, o velho clichê de ensinar a pescar no lugar de entregar o peixe funcionou.

COMO FOMENTAR A MUDANÇA CULTURAL

Para fazer a engrenagem funcionar dentro da empresa, o time de inovação criou em 2015 uma plataforma de ideação aberta em que qualquer colaborador pode submeter sugestões. Uma vez inscritos na ferramenta, os projetos passam a ser cocriados com outras pessoas e equipes. “Foi difícil romper a impressão de que a sua ideia poderia ser roubada se fosse colocada ali, mas deu certo”, diz Juliana.

A área também começou a desenvolver um importante mapeamento de mercado e tendências com outras empresas, aceleradoras e startups. “Queríamos acompanhar de perto o movimento do mercado, o surgimento de novos players, segmentos e toda inovação que está acontecendo no Brasil e no mundo para definir se fazia sentido estabelecer parcerias e conexões.” Internamente, Juliana foi a responsável pela criação do Conexões Innov´hub, um ciclo de palestras para toda a organização, dedicado a fomentar as mais diversas reflexões: de mindfulness a IoT (Internet das Coisas), passando por rotinas criativas, colaboração, serviço ao cliente e muitos outros.

A ideia, que parte de um princípio simples, teve enorme aceitação, como conta Juliana:

“A reação das pessoas foi excelente desde o começo. Todo mundo sente que é uma chance de entender o mundo e ter acesso a um conhecimento que vai ajudar dentro e fora da empresa.” O Conexões Innov´hub deu tão certo que, atualmente, o programa inclui também clientes, fornecedores, parceiros e consumidores Sodexo.

UMA FEIRA DE ADOÇÃO DE CACHORROS PODE ESTIMULAR A INOVAÇÃO? SEGUNDO A SODEXO, SIM

O trabalho para oxigenar a cultura interna da companhia incluiu até mesmo uma feira de adoção de cachorros. “Neste caso, o impacto não estava na atividade em si, mas na possibilidade de mudar o ambiente corporativo, de fazer com que as pessoas criassem novas relações e conexões aqui dentro”, diz Juliana. A estratégia um tanto quanto inusitada dá resultados, como conta a especialista.

Outra inciativa bem-sucedida foi a criação de um programa específico de “embaixadores da inovação” que ajudam e apoiam a disseminação da cultura e da prática no dia a dia da companhia. Além disso, a Sodexo passou a reconhecer os destaques quando o tema é inovação. “Lançamos alguns desafios, buscamos ideias para melhorar processos, produtos ou sistemas e premiamos as melhores soluções”, conta.

O esforço para oxigenar a cultura interna da companhia inclui também novos espaços físicos de trabalho, no formato de laboratórios de inovação, além da adoção de metodologias ágeis e a utilização de design sprints.

Para o futuro, o plano é fortalecer a atual estrutura e seguir dando alimento à inovação internamente, conta Juliana. “Nossa responsabilidade é continuar inspirando, buscando as novas referências”, diz. Assim, a companhia fomenta o que move a inovação: as pessoas. Sempre em frente.

logo-draft.png O artigo é resultado uma parceria da Sodexo com o Projeto Draft.

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