Ter uma alimentação saudável é mais fácil do que você imagina. Veja os 10 passos da alimentação saudável.

10 passos para uma alimentação saudável

29 Dezembro 2021

Quer aumentar sua qualidade de vida? Comece melhorando o que você come =)

10 passos para uma alimentação saudável

Você já parou para pensar na sua alimentação? Muitas vezes, a correria do dia a dia nos impede de prestar atenção no que estamos comendo. Sem culpa! Hoje você tem a uma oportunidade de se refletir sobre a forma como estamos nos alimentando e sempre há oportunidade para melhorar. Quer dicas de alimentação? Os benefícios de uma alimentação saudável para a saúde são imensos e a mudança só depende de você.

Mudar não é fácil, por isso reunimos essas 10 dicas para você ter uma alimentação mais saudável e ganhar muito mais qualidade de vida. Confira no vídeo:

1 – A base de sua alimentação deve ser formada por alimentos in natura e minimamente processados. Aproveite seu vale-alimentação para ir às compras, leve uma lista para melhor planejamento do saldo do vale-alimentação e prefira sempre os alimentos mais saudáveis aos industrializados.

2 – Em seu cardápio alimentar saudável, utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos.

3 – Limite o consumo de alimentos processados como conserva de legumes, compota de frutas, pães e queijos. Dessa forma, você tem melhor nutrição e alimentação saudável!

4 – Como economizar no vale-alimentação? Evite o consumo dos alimentos chamados ultraprocessados, como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes e macarrão instantâneo. Assim, você também economiza em seu cartão alimentação.

5 – Além de ter um cardápio alimentar saudável, coma devagar, sem distrações (como TV ou celular) e tente manter uma regularidade nos horários em que você se alimenta.

6 – Faça suas compras em locais que tem grande oferta de alimentos in natura e prefira legumes, frutas e verduras da estação. Confira aqui o calendário de safras no Brasil.

7 – Se você ainda não sabe, aprenda a cozinhar e compartilhe seu conhecimento com a família e, principalmente, os mais jovens. Leia aqui dicas para preparar refeições com os filhos.

8 – Quer economizar no vale-alimentação? Planeje as compras de alimentos, organize a despesa doméstica e defina com antecedência o cardápio da semana. Dessa maneira, seu vale alimentação durará mais. Veja como se organizar para fazer suas compras no supermercado.

9 – Quando estiver fora de casa, use o vale-refeição e dê preferência a locais que servem refeições feitas na hora. 

10 – Seja crítico quanto a informações e orientações sobre alimentação que são veiculadas em propagandas comerciais.

Gostou das dicas?  
Conheça o Programar Viver Bem 
para mais dicas de alimentação, saúde e bem-estar

Leia mais:

Alimentação saudável e exercício físico

Mitos e verdades sobre a alimentação saudável e atividade física