Não há mais lugar para a carne no prato de quase 30 milhões de brasileiros. Ao menos é o que constatou uma pesquisa do Ibope de 2018. Segundo o estudo, 14% dos entrevistados declararam-se vegetarianos. O dado é apenas um entre vários que mostram que o vegetarianismo e a procura por uma alimentação saudável e consumo sustentável estão em alta por aqui.
De acordo com Soraia Batista, nutricionista da Sodexo, muita gente a consulta para saber como diminuir o consumo de carne. Neste vídeo, ela dá dicas para você que está buscando uma alimentação livre de proteínas animais, mais saudável e sustentável. E ela também explica as diferenças entre os vários tipos de vegetarianismo.
Mais dados sobre o interesse pelo vegetarianismo
Desde 2012, quando o Ibope fez a mesma pesquisa sobre consumo de carne entre os brasileiros, o número de pessoas que decidiram eliminar a carne do cardápio aumentou 75%. O estudo mostra ainda o crescimento no interesse por produtos e alimentos veganos, aqueles que são livres de qualquer ingrediente de origem vegetal. Mais da metade dos entrevistados afirmou que consumiria mais produtos desses se estivessem melhor apontados na embalagem – tudo indica que daqui alguns anos, haverá ainda maior procura por produtos veganos!
Além disso, seis em cada dez declarou que preferiria produtos veganos se eles custassem a mesmo coisa que os produtos que estão acostumados a consumir. Nas capitais brasileiras, a porcentagem sobe para 65%. Outro número relevante: de janeiro de 2012 até dezembro de 2017, o volume de pesquisas pelo termo “vegano” aumentou 14 vezes no país.
 | Este artigo sobre como parar de comer carne é resultado de uma parceria da Sodexo com o Projeto Draft. Conheça mais. |
Ficou interessado na redução do consumo de carne? Leia mais sobre alimentação e vegetarianismo aqui no blog:
Dicas para reduzir o consumo de carne
Como adotar a segunda sem carne?
O que é flexitarianismo?