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Banana: uma fonte de energia superpoderosa

10/03/21 17:14

Leia o artigo de Soraia Batista, a nutri da Sodexo, sobre esta fruta muito versátil e cheia de nutrientes

Ela é maravilhosa! Hoje falaremos de uma fruta cheia de vitaminas e minerais que possivelmente você tem aí na sua casa agora: a banana! Sim, ela que é uma das frutas mais populares do nosso país será a estrela do nosso artigo! Vamos conferir tudo sobre esse superalimento?

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Um dos pontos principais da banana é a sua versatilidade e talvez isso explique o amor que a grande maioria dos brasileiros tem por ela. Você já parou para pensar que podemos consumi-la de várias maneiras? In natura, cozida, frita e em diferentes receitas doces e salgadas. Até a casca da banana pode e deve ser aproveitada. Sem falar na possibilidade de encontrar a fruta o ano inteiro e na praticidade – podemos transportá-la facilmente para qualquer lugar.

Existem muitas variedades, mas os tipos mais consumidos no nosso país são: prata, maçã, nanica, da terra e ouro.

Propriedades da banana:

A banana é uma ótima fonte de energia. Ela contém carboidratos, fibras, vitamina A, do complexo B, vitamina C, potássio, fósforo, cálcio, ferro, zinco, ácido fólico, magnésio e manganês. Além disso, a fruta contém um aminoácido essencial chamado triptofano, que no nosso organismo ajuda na produção da serotonina e proporciona sensação de bem-estar.

Benefícios da banana:

  • Ajuda no fortalecimento da imunidade – importante em tempos de pandemia
  • Evita câimbra muscular e fadiga
  • Ajuda na prevenção e tratamento da hipertensão arterial
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Auxilia na renovação dos músculos e das células
  • Importante na regulação do intestino
  • Melhora o humor
  • Colabora com a saúde do coração e sistema nervoso
  • Fornece energia para a prática de atividade física
  • Auxilia no fortalecimento dos ossos e dentes
  • Aliada no combate a insônia

Dicas:

A melhor forma de consumir a banana é crua, mas se você quiser e para obter outros nutrientes, você pode acrescentar aveia, mel, canela, granola ou bater com leite ou iogurte no liquidificador.

Faça o aproveitamento integral da banana, ou seja, ao invés de jogar a casca fora, faça bolos, farofas, geleias ou outras receitas deliciosas.

As fibras presentes na banana ajudam a resolver problemas digestivos. Para ajudar em caso de prisão de ventre, consuma a banana madura e para os casos de diarreia, a banana ajuda quando consumida mais verde.

Apesar de todos os benefícios da banana, é preciso equilíbrio. Consuma com moderação!