Filtrar
Sodexo Club

Bloqueio de tela e outras dicas para manter seu smartphone seguro

10/06/20 13:14

Deixar seu aparelho protegido é simples. Confira:

Como manter o celular seguro

O smartphone, hoje, é um imenso depósito de dados pessoais, financeiros e informações sensíveis. Deixá-lo protegido com senha é essencial. Afinal, nunca se sabe quando furto, roubo ou acessos indesejados podem acontecer.

 

Além de pequenos incômodos, como a perda de fotos, essas invasões podem ocasionar ameaças à vida pessoal, roubo de dados e prejuízos financeiros.

 

Felizmente, manter o smartphone seguro é fácil. Quer saber mais? Confira, abaixo, dicas para elevar o nível de segurança em seu aparelho:

 

Crie um bloqueio de tela

 

O bloqueio de tela é um recurso muitas vezes ignorado ou subestimado. Os PINs mais utilizados, em geral, têm combinações simples como 1234 ou a data de nascimento, facilitando o acesso principalmente de conhecidos.

 

Em alguns aparelhos, é possível ainda ativar outros recursos para bloqueio de tela, como a biometria, a leitura de íris ou algum padrão de desenho, o que torna o acesso desautorizado mais difícil, deixando seu smartphone seguro. Em caso de roubo, por exemplo, o único jeito de acessar o aparelho seria resetando-o, o que apagaria suas informações pessoais e aplicativos.

 

Ative a verificação em duas etapas nos apps que permitirem

 

Quer deixar seu smartphone seguro no dia a dia? Muitos aplicativos já trazem uma nova camada de segurança, criando dificuldades para o acesso de terceiros. Entre eles: Whatsapp, Instagram, Facebook e Gmail. Essas etapas podem ser desde uma segunda senha ao envio de SMS para confirmação de identidade.

 

Cuidado com aplicativos falsos

 

Antes de se cadastrar em sites ou aplicativos, é importante verificar a autenticidade do sistema. Em épocas com eventos específicos, há aumento no número de apps falsos ou piratas, com nomes parecidos, mas que não são oficiais.

 

Recentemente, aplicativos falsos tentaram ganham espaço se passando pelo app do auxílio emergencial à pandemia, do Governo Federal. O aplicativo original, desenvolvido pela Caixa Econômica Federal, foi imitado por diversos apps falsos. Um deles recebeu o nome de Auxílio Emergencial 2020 e foi baixado mais de 150 mil vezes antes de ser deletado da loja da Android.

 

Confira aplicativos para organizar a sua rotina

 

Comodidade nem sempre é segura

 

Muitos aplicativos permitem acesso rápido sem senha, como alguns bancos e redes sociais. Mas essa prática é desaconselhada se você busca por segurança. Caso seu smartphone seja roubado e o ladrão consiga acesso a ele, seu banco estará aberto e à disposição do fraudador. O ideal, portanto, é sempre bloquear os aplicativos com senha, mesmo os mais utilizados.

 

Leia mais sobre segurança no local de trabalho

Saiba também:

App da Sodexo mostra dados do cartão para facilitar sua compra no delivery