Filtrar
Sodexo Club

Busque por mais qualidade de vida e fique bem longe do estresse!

05/08/21 17:06

Quer mais bem-estar e saúde? Confira no artigo as dicas do Programa Viver Bem da Sodexo

 


Como equilibrar saúde mental e vida profissional?

 

Atualmente, qualidade de vida é um assunto que tem estado cada vez mais em pauta. Todos nós queremos ter mais saúde, segurança, bem-estar e conforto, tanto na vida pessoal quanto na profissional - como diria um famoso apresentador de TV.

Dicas para mais qualidade de vida no trabalho e na vida pessoal? Assista no vídeo:

Mas, afinal, o que é saúde e qualidade de vida? 

Partimos do princípio de que cada indivíduo tem uma percepção própria sobre o que é qualidade de vida. Entretanto, podemos dizer que é uma necessidade humana de querer “VIVER BEM” e com satisfação. Ter saúde mental e bem-estar.

Para atingir tal objetivo, se faz necessário a manutenção contínua da saúde física, mental, social e espiritual. O nosso bem-estar no trabalho e na vida como um todo depende do equilíbrio desses fatores. 

 

Baixe o e-book com dicas:
+ Qualidade de Vida 
- Estresse

Não existe fórmula mágica ou ações instantâneas para atingir tal feito. Qualidade de vida é construída por meio de ações simples em nosso dia a dia, que necessita da adoção de um estilo de vida mais leve e saudável:

Um ambiente de trabalho mais leve – para ter mais qualidade de vida no trabalho, é preciso tirar férias, ter as tarefas organizadas e planejadas, e um bom relacionamento com os colegas;

Cuidados com o corpo – alimentação e saúde são importantes. Praticar atividades físicas, fazer os exames de rotina, passar mais tempo ao ar livre e aproveitar bem o sol.

- Valorização da saúde mental - aproveitar bem os momentos de descanso, praticar meditação, desenvolver um novo hobby, buscar terapia.

- Prática de uma alimentação mais saudável - priorizar na sua rotina os alimentos in natura e minimamente processados, não pular as principais refeições, respeitar sua fome e saciedade, além de beber, no mínimo, dois litros de água por dia.

E para que haja o sucesso em tal grande busca devemos ter cuidado com os maus hábitos que funcionam como agentes estressores, colocando em risco o nosso bem-estar e saúde mental e física. Esses maus hábitos podem ser: tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas em excesso, sedentarismo e má qualidade do sono.

Mitos e Verdades:
Qualidade de Vida e Estresse

 

Por que devemos ficar longe do estresse?

O estresse excessivo pode te causar mal, afinal de contas, ninguém gosta de ficar estressado, não é mesmo?

Exatamente por esta razão devemos evitar ou superar os estímulos estressantes e desprezar os estilos de vida patológicos, ou seja, que podem causar malefícios à saúde e ao bem-estar. 

Atualmente a medicina vem compreendendo que existe uma constante interação de corpo-mente. Como Fritjof Capra, em seu livro "O ponto de mutação" (1993), diz:

 "Afirmar que um distúrbio tem causas puramente psicológicas seria tão reducionista quanto acreditar que existam doenças puramente orgânicas sem quaisquer componentes psicológicos..." 

Uma grande preocupação atual do mercado é o aumento considerável de doenças causadas pelo estresse exaustivo, associado ao trabalho como, por exemplo, a Síndrome de Burnout.

A presença desses fatos faz com que gestores adotem práticas e programas que promovam qualidade de vida e experiências positivas aos seus colaboradores.

Consumir alimentos in natura também é importante. Estudos já comprovam que ter funcionários bem alimentados, mais saudáveis e felizes, aumenta a produtividade e competitividade no mercado, além de combater o absenteísmo e o presenteísmo.

A vida tornou-se acelerada demais para o ritmo do corpo humano, colocando em risco a qualidade de vida das pessoas. Para você que está lendo este texto com várias abas abertas, respondendo e-mails, com planilhas ou powerpoint abertos, de olhos (ou ouvidos) nas mensagens de Whatsapp, aproveite: não deixe para amanhã o que você pode mudar hoje.

 

Conteúdo produzido pelo Programa Viver Bem, o Programa de Saúde, Bem-estar e Qualidade de Vida da Sodexo Benefícios e Incentivos, que tem como objetivo promover um estilo de vida saudável a todos os públicos, apoiar ações de educação alimentar e qualidade de vida, além de melhorar a situação nutricional dos trabalhadores brasileiros no ambiente de trabalho - e fora dele.