Café faz bem para a saúde? Saiba mais em nosso blog

Café: conheça os benefícios e aprenda uma receita de bolo

29 Junho 2023

14 de abril é o dia mundial do café. E afinal, tomar um cafezinho faz bem para a saúde?

Os benefícios do café para a saúde

Você sabia que, depois da água, o café é a bebida mais consumida no mundo? Segundo o jornal El País, todos os dias são consumidas aproximadamente 2 bilhões de xícaras. Outra pesquisa mostra que, depois dos EUA, o Brasil é o país que mais toma café no mundo. E o que não faltam são estudos sobre o impacto do café sobre a nossa saúde, além dos benefícios e malefícios do café.

A médica Ana Escobar comenta que o café oferece substâncias antioxidantes que têm a capacidade de liberar o neurotransmissor dopamina, que nos dá uma sensação de bem-estar. Um estudo mostrou que quem bebe até três xícaras de café por dia pode ter uma vida mais longa e saudável, em comparação com quem não consome a bebida. Isso pode acontecer se você usar a cafeína a seu favor.

Faça as contas: uma pessoa de 60 kg tira benefícios da cafeína ao ingerir até 150 mg da substância por dia, o equivalente a três xícaras de café coado.

No entanto, cuidado com os exageros. Café em excesso causa pode causar arritmia cardíaca, insônia e ansiedade. Além disso, em grandes quantidades, a cafeína prejudica a absorção de cálcio e de vitamina C pelo nosso organismo. Se você tiver alguma dúvida sobre os benefícios do café, converse com seu médico.

Conhecer o próprio corpo e ter bom senso é fundamental para tirar proveito dos benefícios do café para a saúde. Por exemplo, se você tem problemas para dormir, evite consumir café depois das 16h.


Café faz bem ou mal para a saúde?

Muitos consumidores não sabem dos reais benefícios do café para a saúde. Sem contar, é claro, o delicioso cheiro e o inconfundível sabor que agrada ao paladar. Mas há quem fique na dúvida se o café faz bem ou mal. Afinal, quais os benefícios do café?

Uma matéria da Pleno News, listou 7 benefícios do consumo moderado de café para a saúde:

  1. Melhora a memorização – café é bom para a memória!
  2. Diminui o risco de problemas cardíacos – café faz bem ao coração!
  3. Café é antioxidante. Isso mesmo, ele possui antioxidantes, que ajudam na prevenção e combate de doenças, como o câncer.
  4. Fortalece o sistema respiratório
  5. Evita a dor de cabeça
  6. Auxilia a luta contra o diabetes
  7. Aumenta a energia

Viu quantas vantagens de tomar café? Vale ressaltar que é muito importante manter um equilíbrio na quantidade ingerida de café. O consumo em excesso (mais de 3 xícaras por dia) pode ser prejudicial.

Se você toma café adoçado, tente diminuir aos poucos, até se acostumar a tomá-lo puro.

Quais são os tipos de café? 
 

Conheça os tipos mais populares de café para pedir na padaria

Pedir um café na padaria para começar bem a manhã ou para encerrar o almoço faz parte da rotina de muita gente. E, com a variedade de tipos de café disponíveis hoje, pode ser difícil escolher o que comprar com seu vale-refeição. Confira, a seguir, os tipos mais conhecidos para pedir sem errar: 
 

  • Expresso ou espresso: café e nada mais. Esta preparação italiana é feita com água muito quente sob pressão passando por grãos de café moídos na máquina. O resultado é um sabor muito acentuado com uma espuma característica.   
     
  • Café coado: apesar da onda de cafés gourmets, o bom e velho café coado de padaria continua firme. Ele é feito com pó de café e água quente e bebida passa por um filtro de papel ou tecido. Seu sabor é mais fraco do que os cafés preparados com grãos moídos na hora e pode ser uma opção para paladares mais sensíveis. 

     
  • Cappuccino: no Brasil, a receita tem quantidades iguais de café, leite vaporizado e espuma do leite, que ganham mais sabor (e calorias) com canela, chocolate e açúcar. A preparação original italiana não tem chocolate ou canela. 

     
  • Macchiato: a palavra italiana significa “manchado” em português. Ou seja, esta bebida é um café espresso com uma generosa mancha de leite cremoso em cima, sem a espuma característica do Cappuccino. 

     
  • Pingado: outro clássico de padaria, o pingado é servido em um copo americano quase cheio de leite quente, com um pouquinho de café coado em cima.

Receita de bolo de café

Agora que você já conhece os benefícios do café e os tipos de bebida que você pode encontrar em padarias e cafeterias, que tal preparar uma receita supersimples de bolo de café?

 receita de bolo de cafe.jpg

Tempo de preparo: 60 min                 Rendimento: 10 porções

Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 xícara de chá de café coado
  • 1/2 xícara de chá de óleo
  • margarina e farinha de trigo para untar a forma

Modo de preparo deste bolo para café da tarde:

  1. Misture os ovos e o açúcar até esbranquiçar.
  2. Acrescente o trigo, o fermento, o café, o óleo, mexendo a cada adição. Fica uma massa bem lisinha e bonita!
  3. Asse em uma forma untada e enfarinhada em forno preaquecido e deixe de trinta a quarenta minutos em 185 graus ou até que o palito saia limpo.

 

Bateu a fome? Veja mais receitas do Programa Viver Bem.