Filtrar
Sodexo Club

Casa mais leve no verão

12/01/21 10:28

Veja como refrescar a casa nesse calor; confira nossas dicas e truques

Como deixar a casa fresca no verão

O verão é uma época muito quente na maior parte do Brasil, em que a maioria das cidades enfrenta temperaturas altas durante o dia e também à noite.

Devido à pandemia do novo coronavírus, com as pessoas passando a maior parte do tempo em casa, é preciso pensar em soluções para tornar o ambiente mais fresco e agradável, que vão além do uso do ar condicionado ou ventilador.

Assim você deixa sua casa mais leve e fica com mais disposição para as tarefas do dia a dia:

A iluminação ideal

Para trabalhar, cozinhar ou estudar em casa, a iluminação natural é superimportante. Caso precisa acender as luzes, que tal trocar as lâmpadas amarelas, que deixam o local mais quente, por lâmpadas de LED, que não esquentam? Essa é uma boa forma de refrescar a casa. O custo individual delas pode ser mais alto, mas você verá a economia na conta de luz.

A importância da circulação do ar

Um ambiente arejado é providencial para seu conforto e bem-estar. Portanto, deixe as janelas abertas para o ar quente sair e o ar vento entrar. Para barrar a luz do sol use cortinas de cores claras, pois elas refletem a luz em vez de absorvê-la.

O uso do ventilador também pode ajudar a mandar o ar quente embora. Para refrescar a casa, coloque-o virado para a janela no fim da tarde, de forma que ele “expulse” o ar quente.

Plantas fazem a diferença

Locais arborizados têm temperaturas mais baixas. Mas mesmo morando em uma grande cidade, você pode ter um gostinho disso em casa.

Para refrescar a casa, coloque plantas na sala ou nos locais onde você passa mais tempo. E não se esqueça de fazer as regas conforme cada planta necessita. Ao regá-la, a planta transpira a água que sobra da fotossíntese e umidifica o espaço. Se você tiver várias plantas, notará a diferença na temperatura do ambiente.

Umidificador

Ele é um bom aliado para locais mais abafados. Muitos contam ainda com um difusor de aromas interno, permitindo mais aconchego ao ambiente.

Pratique o desapego – doe roupas que não usa mais

Quer ficar ainda mais leve? Pratique o desapego! Muitas campanhas de doação de roupas são comuns durante o inverno, mas quem disse que você não pode fazer isso também na chegada do verão? Além de praticar o bem, você esvazia um pouco seus cômodos, deixando uma sensação de leveza no ambiente.

Leia também

É fácil ter uma vida mais sustentável – comece por aqui

Como escolher as roupas para doar?