Filtrar
Sodexo Club

Cenoura: o superalimento superversátil!

08/05/20 17:45

Leia o artigo de Soraia Batista, a nutricionista da Sodexo, sobre um dos alimentos mais versáteis de nossa culinária, a cenoura é uma raiz muito famosa e utilizada no mundo todo.

 

Cenoura: reforça o sistema imunológico e muito mais

 

 

Pouco calórica e muito saudável, a cenoura tem vários benefícios – ela oferece cor e versatilidade às refeições. Já parou para pensar que ela pode fazer parte da sua alimentação tanto crua quanto cozida, em salgados, doces e até em suco? Pois é, mas aposto que já deu vontade daquele bolo quentinho no final da tarde, não é mesmo?!

Hoje vamos conferir os benefícios da cenoura, conhecer suas vitaminas e saber mais sobre esse superalimento tão importante para a nossa saúde.

Começando pela sua cor laranja: você sabia que o responsável por esse pigmento é um fitoquímico chamado betacaroteno? Dentro do nosso corpo, o betacaroteno tem a capacidade de ser transformado em vitamina A, que combate os radicais livres, sendo um importante antioxidante, além de proporcionar outros benefícios.

 

Além da vitamina A, a cenoura também contém vitamina C, E, K, B, ácido fólico, potássio, ferro, fibras, cobre, fósforo e manganês.

Benefícios da cenoura para sua saúde:

  •  
  • A cenoura protege a pele dos raios solares e ajuda a manter aquele bronzeado lindo
  • Ajuda contra o envelhecimento precoce
  • É ótima aliada para os olhos. Ajuda no combate a doenças como cegueira noturna e catarata
  • Quer mais um benefício da cenoura? Ela previne alguns tipos de câncer!
  • Protege o cérebro dos efeitos do envelhecimento
  • Oferece maior sensação de saciedade devido às fibras
  • Ajuda na manutenção da saúde do coração, fígado e sistema imunológico
  • É boa para ajudar na regulação do intestino

 

Viu só como a lista de benefícios da cenoura é grande? Caso você não goste de cenoura, tente prová-la de uma outra maneira, com outros ingredientes e/ou modo de preparo.

Se puder escolher, dê preferência  a comer cenoura crua. No entanto, atenção ao tempo de consumo da cenoura ralada, pois nessa condição há maior exposição à luz. Deixe para ralar o mais próximo do horário de consumir.

Uma dica legal para quem tem filho pequeno, são as minis cenouras (baby carrots). Com seu sabor adocicado, acaba tornando-se uma ótima opção para o lanche e as crianças costumam adorar!

 

Bora incluir esse superalimento no seu dia a dia e da sua família também?

Gostou de conhecer os benefícios da cenoura? Aprenda, então, receitas com cenoura:

Bolo de cenoura saudável

Molho à bolonhesa vitaminado