Filtrar
Sodexo Club

Como contribuir com os pequenos produtores e empreendedores

15/06/20 11:58

É possível colaborar para que os pequenos produtores e empreendedores mantenham seus rendimentos durante a covid-19

Como apoiar pequenos empreendedores

Embora a saúde seja o tema mais relevante dentro da pandemia que estamos vivendo, não há como ignorar os efeitos econômicos do novo coronavírus para pequenos produtores e empreendedores. De modo geral, a crise financeira afeta a todos, mas evidentemente são os pequenos negócios que precisarão de maior fôlego e suporte para resistir durante a quarentena e reagir após o período.

 

Muitos movimentos têm surgido em diferentes regiões do país para apoiar pequenos produtores e empreendedores. É uma verdadeira aula prática de empatia entre consumidores e empreendedores de diferentes áreas.

 

Para que a corrente do bem não pare, separamos algumas dicas para você que quer apoiar os pequenos negócios. Quanto mais consumidores compreenderem a importância de ir ao comércio do bairro, maior a força do empreendedorismo e dos produtores independentes. Confira: 

 

  1. Indique, compartilhe!

 

Se o tempo é de crise, é de se esperar que nem todas as pessoas tenham condições de ajudar com dinheiro ou com consumo constante no mesmo local.

 

Mesmo assim, é possível contribuir com os estabelecimentos com a indicação e divulgação dos pequenos produtores e empreendedores para os seus contatos. Ao compartilhar publicações das redes sociais ou realizar boas avaliações de pequenos comércios, indicando-os a outras pessoas, a corrente do bem se fortalece.

 

 

  1. Continue consumindo dos pequenos

 

Algumas pessoas poderão alegar que consomem de grandes empresas pela praticidade com cartão de crédito, entregas programadas ou confiança no negócio.

 

Entretanto, é preciso ter em mente que as pequenas empresas também investem em delivery, em treinamento para a adaptação correta ao momento e em produção diária para manter seu fluxo de caixa. Portanto, o hábito de comprar de pequenos produtores e empreendedores pode continuar existindo, mesmo em tempos de crise.

 

 

  1. Se possível, não cancele as compras já feitas

 

Um desafio para as pequenas empresas são os cancelamentos de produtos, serviços, atrações e viagens.

 

Acreditando que tudo irá passar, procure adiar algum serviço que tenha comprado, evitando, ao máximo, o cancelamento. É possível negociar prazos e datas para depois do fim da pandemia de COVID-19 no Brasil, ajudando, assim, os pequenos produtores e empreendedores.

 

No caso de serviços contínuos como manicures e esteticistas, mantenha o pagamento mensal, e negocie para utilizar o serviço quando tudo isso passar.

 

Leia também:


Delivery: dicas de segurança para receber refeições prontas

 

Delivery: como guardar as compras que chegam do supermercado