Filtrar
Sodexo Club

Sua saúde vale ouro, valorize-a!

03/08/22 11:13

No dia 5 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Saúde, uma data importante que nos ajuda a lembrar que o cuidado deve ser constante e diário.

dia da saude

São os hábitos rotineiros que fazem a diferença para a nossa saúde e qualidade de vida. Pensando nisso, a Sodexo Benefícios e Incentivos, comprometida com sua missão de levar mais qualidade de vida para as pessoas, preparou esse artigo com dicas e cuidados para uma vida mais saudável. Aproveite e boa leitura!

Primeiro passo: foco na qualidade de vida!

Sem dúvida, cada indivíduo tem uma opinião sobre o que é qualidade de vida, mas podemos dizer que é uma necessidade humana “VIVER BEM” e com satisfação.

Para isso é essencial manter uma boa relação de sua saúde física, mental, social e espiritual. O “viver bem” está diretamente relacionado com o estilo de vida escolhido e o equilíbrio entre fatores como:

Mais leveza no trabalho - ter tarefas organizadas e planejadas, manter um bom relacionamento com os colegas e desfrutar o benefício das férias;

Cuidados com o corpo - praticar a ginástica laboral, fazer atividades físicas regularmente, manter os exames de rotina em dia, passar mais tempo ao ar livre e aproveitar o sol.

Valorização da saúde mental - desfrutar bem os momentos de descanso, desenvolver um novo hobby e buscar terapia.

Além disso, uma alimentação saudável também é muito importante para atingir tal objetivo. E com isso, chegamos ao questionamento:

E aí, como anda sua relação com a comida?

Com a correria do dia a dia, as escapadinhas na alimentação acabam virando rotina, com várias refeições repletas de fast food, alimentos processados e ultraprocessados. No entanto, precisamos ficar atentos para evitar que isso se torne um hábito e se possível, procurar a orientação de um nutricionista.

O consumo de alimentos in natura deve ser priorizado, ou seja, aqueles que obtemos por meio da natureza, como sementes, legumes, verduras, frutas, raízes e tubérculos.

Para ter uma alimentação saudável é necessário um cardápio balanceado e que comporte todos os nutrientes de que o nosso corpo precisa. Em resumo, é o famoso “comer de tudo”, mas com moderação e responsabilidade. E para conseguir introduzir e manter uma alimentação equilibrada em seu cotidiano, é preciso estar atento desde o planejamento das refeições em casa, até a escolha do que comer em restaurantes. Lembre-se, nada é proibido, porém é preciso ter equilíbrio.

Outra boa sugestão é a elaboração de marmitas, que ajudam a economizar tempo e dinheiro e, ainda, a manter uma rotina de alimentação mais saudável!

Além de ser crucial para o bom funcionamento de nossas ações vitais, uma alimentação nutritiva possibilita o fortalecimento do nosso sistema imunológico, dando maior resistência para lidar com doenças, por exemplo. E isso está diretamente relacionado a outro hábito saudável: o exercício físico!

 

Você precisa começar a se mexer agora!

Estudos científicos já comprovaram os benefícios que a prática rotineira de exercícios físicos oferece à nossa saúde. Além de prevenir doenças como hipertensão, complicações cardíacas, AVC, diabetes, alguns tipos de câncer e depressão, esse bom hábito auxilia na redução do estresse e ansiedade, melhora o humor e aumenta a disposição e o desempenho físico.

Mas calma lá, se você for começar agora, inicie com atividades que não exigem muito preparo físico e, gradativamente, reserve um tempo para se exercitar em sua rotina. Procure um local agradável, como espaços ao ar livre, tais como parques, praças e afins. E lembre-se, o prazer também é importante para a saúde, ou seja, faça algo que te cative, como dançar, caminhar, jogar bola e até brincar com as crianças.

Mas atenção, muito cuidado com o estresse.

A rotina caótica do nosso dia a dia nos coloca em situações estressantes e precisamos buscar a melhor maneira possível para lidar com elas. Afinal, a vida tornou-se acelerada demais para o ritmo do corpo humano. Aposto que você, leitor desse artigo, está com várias abas abertas, respondendo e-mails, editando planilhas ou apresentações no powerpoint, de olhos (ou ouvidos) nas mensagens que estão chegando no seu celular.

O grau de estresse e a frequência podem gerar complicações para a saúde do corpo e da mente. Portanto, além da alimentação e do exercício físico, também inclua na sua rotina atividades como a meditação, por exemplo, que atua no sistema nervoso parassimpático, responsável por acalmar a mente.

E em caso de necessidade ou dúvidas, procure ajuda de um profissional e comece agora a cuidar da sua saúde mental.

Quer saber mais?

Todas essas dicas estão disponíveis nos e-books do Programa Viver Bem, o programa de Saúde, Bem-estar e Qualidade de Vida da Sodexo Benefícios e Incentivos. Todo dia é dia de cuidar da saúde, da sua e de quem você ama.

Acesse e compartilhe os e-books.

E-BOOK QUALIDADE DE VIDA E ESTRESSE

E-BOOK RELAÇÃO COM A COMIDA

E-BOOK ALIMENTAÇÃO COVID-19

E-BOOK ELABORAÇÃO E CONSUMO DE MARMITAS

ARTIGO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA EXERCÍCIOS FÍSICOS