Com essas dicas, seus créditos no vale-alimentação e no vale-refeição vão durar muito mais!

Como economizar na alimentação?

12 Outubro 2023

Os créditos do seu cartão alimentação podem durar muito mais. Confira dicas para reduzir custos e aproveitar os alimentos

Como economizar na alimentação

As despesas com alimentação pesam no bolso de qualquer família. Por isso é fundamental se planejar com relação aos gastos com comida para poder fazer seu dinheiro durar, assim com os créditos do vale alimentação.

Confira, a seguir, algumas medidas para tomar dentro de casa e reduzir os custos com alimentação e também sobre como economizar dinheiro no dia a dia com alimentação:

Organize seus alimentos na despensa por data de validade – quer saber como economizar com comida? Como diz o blog Organize, empurrar os alimentos antigos para o fundo da despensa quando chega a nova compra é quase certeza de desperdício. Crie a rotina de deixar à vista o que vence primeiro e vá incluindo esses itens no cardápio. Dessa forma você vai conseguir consumi-los antes que eles estraguem.

Faça uma lista de compras – esta é um clássico, mas vale sempre reforçar. Quer saber como economizar dinheiro no mercado? Simples: Leve uma lista com o que você realmente precisa do mercado o ajudará a focar no que você realmente precisa e evitar levar o que vai estourar seu orçamento. As tentações são muitas, como brinca o portal M de Mulher: como não levar 15 barras de chocolate pra casa?

Congele os alimentos  – a regra é clara: se não vai comer agora, congele! Existem técnicas para congelar quase todo tipo de alimento, até tempero. E aqui não estamos falando de alimentos congelados prontos: além de muitos não serem saudáveis, ele são mais caros do que cozinhar em casa. Fique de olho. Para te ajudar, preparamos um e-book sobre congelamento de alimentos gratuito. Baixe agora no link!

Técnicas de congelamento: e-book da Sodexo

Cozinhe! – como falamos no item anterior, consumir apenas comida pronta pode fazer um rombo no seu orçamento e acabar com a sua saúde. Quando mais prática você tiver na cozinha, mais autonomia vai ganhar para aproveitar as sobras de alimentos com imaginação e criatividade. Na nossa seção de receitas, tem um monte de dicas para começar e para aproveitar ingredientes e descobrir como economizar com comida.

Fique de olho nas ofertas – muitos supermercados têm dias especiais de descontos, principalmente na seção de hortifrúti. Os alimentos da estação também estão sempre com preço menor, confira a hora certa de comprar no calendário de safras. E uma dica preciosa: no Sodexo Club você encontra uma série de promoções e ofertas que vão ajudar você a economizar.

Confira mais dicas nos blogs Organize, M de Mulher e Saber Poupar.