como economizar na compra do mês no supermercado

Como economizar o vale-alimentação na compra do supermercado

13 Outubro 2023

Dicas simples podem ajudar seu benefício Alimentação Pass a durar muito mais

Quer saber como economizar dinheiro com comida? Tomar alguns cuidados na hora de fazer suas compras com o vale-alimentação podem fazer seus créditos durarem muito mais. Confira as dicas do Procon de São Paulo e do blog Serasa Ensina para economizar com alimentação na hora de fazer suas compras no supermercado com o cartão alimentação:

Não compre tudo de uma vez. Como economizar com comida? Fazer a compra mensal pode ajudar a economizar tempo, mas você corre o risco de perder produtos que passarem da validade ou comprar alimentos que não vai consumir. Lembre-se desperdiçar comida é jogar dinheiro no lixo!

Faça uma lista. Antes de sair de casa, coloque no papel tudo o que realmente precisa, levando em conta o tamanho e os hábitos de sua família, para reduzir o risco de comprar produtos desnecessários. Tente segui sua lista à risca quando chegar ao supermercado com seu cartão alimentação.

Coloque um limite. Quanto você pretende ou pode gastar na compra? Leve uma calculadora (pode ser a do telefone celular) para já ter uma ideia de quanto está gastando antes de chegar no caixa.

Pesquise preços. Uma vez que você sabe do que precisa e quanto vai gastar, fica mais fácil buscar ofertas nos mercados próximos de onde mora. No entanto, para economizar na alimentação, não se esqueça de que as ofertas não querem dizer, necessariamente, que aquele é o preço mais baixo. Uma promoção pode significar apenas que o preço daquele produto está menor do que o normal. Se o critério for preço, pode haver outras marcas mais em conta para você avaliar.

Foca na compra! Evite distrações na hora de ir ao supermercado. Se possível, deixe as crianças em casa e não vá às compras com fome, porque isso pode fazer você trazer algo por impulso. A pressa também pode tirar sua atenção: se você conseguir reservar um tempo, vai conseguir comparar preços e marcas, ler os rótulos dos alimentos e verificar a data de validade e as condições das embalagens.

Dentro das regras. Seu benefício vale alimentação é regulamentado pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Ou seja, ele deve ser usado para melhorar a qualidade do que você e sua família consomem durante o mês, para que todos tenham mais saúde e qualidade de vida. Por isso, use seu cartão alimentação apenas para a compra de gêneros alimentícios. Leia, no artigo, o que você não pode comprar com o vale-alimentação.

Conheça mais sobre o cartão alimentação e todas as vantagens que ele pode te oferecer!

Mais dicas para economizar na alimentação e evitar desperdício nas compras:

Como gastar menos com alimentação

Como organizar o carrinho do supermercado

Aprenda a organizar sua geladeira

Conheça também o Refeição Pass - Vale-refeição da Sodexo