Filtrar
Sodexo Club

Como fazer um prato balanceado e 100% vegetal?

06/07/21 10:42

Confira as dicas do Programa Viver Bem para uma refeição vegana saudável.

Está tentando reduzir o consumo de carne? Quer mais saúde alimentar e hábitos alimentares saudáveis? Saiba que é possível substituir a carne por alimentos de origem vegetal sem deixar de sentir saciado. Recomendamos que você busque o acompanhamento de um nutricionista para fazer uma migração segura para a dieta 100% vegana (alimentação vegana é aquela sem nada de origem animal). E, para você entender como deve ser esse prato balanceado, confira aqui dicas para refeição vegana com as proporções de cada grupo alimentar:


25% ou 1/4 do seu prato deve ter cereais, tubérculos e raízes. Exemplos: mandioca, arroz, milho, batata, mandioquinha ou trigo, entre outros.

25% ou 1/4 do seu prato deve ter leguminosas e outras fontes vegetais de proteína. Exemplos: feijões, grão-de-bico, soja, vagem, lentilha, ervilha, PTS (proteína de soja) e tofu.

45% ou quase metade do seu prato deve estar repleto de hortaliças. Exemplos: rúcula, agrião, pepino, couve, maxixe, abóbora e outros.

5% do seu prato deve conter gorduras boas. Exemplos: azeite, castanhas e abacate.

Divirta-se experimentando diferentes alimentos de origem vegetal e não se esqueça: A alimentação vegana e vegetariana devem trazer disposição e energia, não o contrário! Dê combustível ao seu corpo variando os alimentos e nutrientes.

Alimentação vegana pode fazer parte de hábitos alimentares saudáveis! Experimente adicionar ao seu prato alimentos que trazem sabor e nutrientes, como castanhas, sementes (quinoa, linhaça, chia, gergelim), cogumelos e temperos naturais. Lembre-se de que hoje em dia é possível encontrar produtos a base vegetal nos supermercados, como leite, carnes e até sobremesas.

Quer aprender mais sobre a dieta vegetariana e seus benefícios para saúde?

 

Como virar vegetariano? Dicas no e-book

 

Baixe o e-book:
O guia vegetariano para começar

 

Leia também:

Como adotar a segunda sem carne?

 

E-book: receitas vegetarianas para fazer em casa