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Como montar uma lancheira saudável

01/02/19 10:57

Um lanche bem pensado mantém as crianças saudáveis e pode até ajudar nos estudos. Confira algumas dicas.

Como montar uma lancheira saudável para seu filho

As aulas já começaram e um dilema para pais e mães também: como montar uma lancheira saudável para os filhos?

O hábito de manter uma alimentação saudável infantil deve começar desde cedo. Afinal, a nutrição infantil é muito importante. Aproveite a oportunidade do lanche na escola para oferecer opções diferentes e alimentos novos para a criança experimentar. Retornar às aulas pode ser mais gostoso!

O ambiente fora de casa pode ser um incentivo para a criança provar algo diferente. Vale também conversar com os outros pais da escola, para que todos se esforcem em mandar lancheiras com alimentos saudáveis, assim todas as crianças se beneficiam de uma alimentação infantil saudável.

No blog #sabordeumavidamelhor, as nutricionistas Milieni Malavazi e Paula Caro explicam que uma lancheira saudável para escola precisa ter, como base, uma fonte de carboidrato, uma de proteínas e uma de vitaminas e minerais.
Quer ver como montar uma lancheira saudável? Olha só:

Fontes de carboidrato: pães integrais, wraps, batata doce, bolos e biscoitos integrais preparados em casa.

Fontes de proteínas: iogurtes e queijos, peito de peru, atum em lata, frango desfiado.

Fontes de vitaminas e minerais: sucos naturais e água de coco, legumes e frutas (prefira sempre os da estação – confira aqui o calendário de safras).

As sugestões para cada dia, do Guia do Bebê, podem ser uma inspiração para você. Todos esses alimentos podem ser comprados com seu vale alimentação da Sodexo. Dá uma olhada na lista de ingredientes que você pode comprar no mercado usando o cartão vale alimentação da Sodexo:


Segunda: 1 cacho de uvas sem caroço + 1 pedaço de bolo simples integral + palitinhos de cenoura e pepino com pasta de ricota + água de coco

Terça:
1 banana + 1 porção de mix de frutas secas + 1 iogurte natural

Quarta:
1 maçã + 1 xícara de pipoca salgada feita em casa (guardada em um pote com tampa) + água de coco

Quinta:
1 pera + 2 lanches feitos com bolachas de arroz e geleia sem açúcar + suco integral de uva

Sexta:
1 sanduíche de pão integral com queijo branco + suco natural de uma fruta de sua preferência

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