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Como surgiu o Dia das Crianças?

25/09/20 16:55

Há 65 anos, a estratégia de marketing de uma marca de brinquedos consolidou o 12 de outubro como a data para celebrar os pequenos

Conheça a história do Dia das Crianças no Brasil

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Não existe uma data universal dedicada às crianças. Alguns países, como o Canadá, consideram 20 de novembro porque foi neste dia que a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) oficializou a Declaração dos Direitos da Criança, em 1959.

No Japão, 5 de maio é o dia dedicado aos meninos. As meninas são homenageadas em 3 de março. A Índia festeja a garotada no dia 14 de novembro, aniversário de Pandit Jawaharlal Nehru, primeiro-ministro que gostava muito dos pequenos.

 

No Brasil, o Dia das Crianças começou a ser comemorado a partir de 1955. No entanto, a “festa da criança” existe desde 1924, quando o então presidente Arthur Bernardes assinou um decreto que estabeleceu o dia 12 de outubro como a data oficial. No anterior, em 1923, o Rio de Janeiro, então capital do país, recebeu o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, que tinha por objetivo discutir problemas relacionados à infância. O evento teve grande repercussão e levou o deputado Galdino do Valle Filho a criar o projeto de lei que instituía o Dia das Crianças no país.

 

Anos mais tarde, em 1940, 12 de outubro quase perdeu o posto para 25 de março graças a um decreto criado por Getúlio Vargas, que “fixava as bases da organização da proteção à maternidade, à infância e à adolescência em todo o país” e estabelecia a nova data comemorativa. Mas, não se sabe ao certo a razão, a alteração do dia não saiu do papel.

 

O Brasil, assim, tornou-se o único país do mundo em que a data é comemorada de forma fixa em 12 de outubro – em locais como Austrália, por exemplo, a molecada é celebrada no mesmo mês, mas em dias variáveis (é sempre a quarta quarta-feira de outubro).

 

Ações de marketing de sucesso

 

De toda forma, desde sua criação até meados da década de 1950, o Dia das Crianças passava despercebido pela população – e pelo setor varejista. Mas, em 1955, com o intuito de alavancar as vendas da boneca que era o carro chefe da empresa – um bebê bochechudo e gordinho –, a Estrela criou a campanha “Semana do Bebê Robusto”. Como estratégia de marketing, relembrou o Dia das Crianças que havia ficado esquecido no tempo.

 

Dez anos mais tarde, a empresa Johnson & Johnson criou a campanha Bebê Johnson, um concurso de beleza infantil que foi um baita sucesso e ajudou a consolidar o 12 de outubro como o dia voltado aos pequeninos. Com o passar dos anos, diversas outras marcas também foram responsáveis por fortalecer o Dia das Crianças.

 

Hoje a data é, para a indústria de brinquedos, a mais importante do ano ao lado do Natal – juntas, elas representam 65% das vendas no ano, segundo o presidente da Abrinq (Associação brasileira de fabricantes de brinquedos), Synésio Batista da Costa.

 

O que esperar de 2020?

 

Apesar da pandemia mundial de Covid-19, a expectativa do mercado é de que o setor cresça este ano 3% em relação a 2019 e fature mais de R$ 7,5 bilhões. A alta do dólar, segundo a Abrinq, tem favorecido a indústria nacional, que já registrou um aumento de 15% nas vendas durante o período de confinamento. Atualmente, 52% dos brinquedos são produzidos no Brasil, enquanto 48% são provenientes de importação, sobretudo da China.

 

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo também tem uma boa notícia para o varejo: a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela CNC, voltou a crescer em setembro, após cinco quedas consecutivas. Embora ainda sofra os efeitos da pandemia, que fazem com que este seja o pior desempenho de um mês de setembro, a retomada é vista com otimismo pela entendida.

 

Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, a flexibilização do funcionamento dos estabelecimentos comerciais tem ajudado na recuperação do consumo dos brasileiros. “As famílias têm se revelado mais satisfeitas diante das novas regras de abertura do comércio, mesmo que o momento atual ainda exija cautela”, disse ele em comunicado.

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Este artigo sobre a origem do Dia das Crianças é resultado de uma parceria da Sodexo com o Projeto Draft.


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