Filtrar
Sodexo Club

Como usar o 13º de forma consciente?

27/12/19 16:19

Aprenda como fazer seu 13º salário render!

Como planejar o uso do décimo-terceiro

Dezembro chegou e, com ele, o 13º salário. O dinheiro extra mantém o giro da economia, já que grande parte do valor recebido pelos trabalhadores vai parar no comércio e no setor de serviços. Muitas empresas pagam ainda um valor extra no vale refeição e no vale alimentação, tornando o fim do ano uma data realmente esperada pelos colaboradores.

Mas como usar o 13º salário de maneira inteligente, para que a grana realmente faça diferença em seu fim de ano? Confira, abaixo, as dicas:

1. A prioridade deve ser o pagamento das dívidas

Tem dívidas em aberto? Se a resposta for sim, o uso mais inteligente para seu 13º salário é quitá-las. Dessa maneira, você deixa de pagar juros. Dê preferência ao pagamento das dívidas com juros mais altos, como os cobrados por cartões de crédito ou cheque especial.

2. Pagamento de despesas extras

Você pode usar parte do seu salário para pagar as despesas do início do próximo ano. Janeiro é um mês que vem com tudo: IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, além dos gastos regulares.

Se você fizer o pagamento dessas contas à vista, pode obter descontos e economizar um bom dinheiro. Outra vantagem é que, assim, você fica sem parcelas para pagar nos próximos meses, podendo dar outro destino a seu dinheiro.

3. Comece a poupar

Se suas contas estão em dia, é hora de começar a poupar. Comece uma poupança de emergência e também a pensar nos planos de longo prazo, como sua aposentadoria.

E os gastos de dezembro?

Dezembro é um mês cheio de confraternizações. Mas você pode aproveitar o dinheiro extra no seu vale refeição, por exemplo, para almoçar com seus colegas e amigos.

Precisa levar pratos para as confraternizações? Utilize seu vale alimentação para pagar a conta do mercado. Dessa maneira, você poupa seu 13º salário e utiliza seus cartões de benefícios como aliados para economizar.

Veja mais:

Como gastar menos no restaurante por quilo

Como economizar no vale alimentação