Filtrar
Sodexo Club

Conheça as gorduras que fazem bem

26/02/18 08:58

É comum acharmos que todas as gorduras dos alimentos fazem mal, mas isso não é verdade. Entenda no artigo.

É senso comum dizer que gordura faz mal. Muita gente, só de ouvir a palavra, já pensa:

Gordura também pode fazer bem para o seu coração

Calma! A nutricionista da Sodexo Katrina Hartog explica que a má fama das gorduras é algo que ouvimos desde pequenos e que a indústria alimentícia usa essa preocupação para produzir uma série de produtos low fat ou sem gordura – muitas vezes substituindo a gordura por muito açúcar ou carboidratos.

Claro que certos tipos de gordura realmente não fazem bem para a saúde se são consumidas em excesso. Gorduras sólidas encontradas principalmente em carnes vermelhas e de aves, laticínios e gordura vegetal hidrogenada realmente podem aumentar os níveis de colesterol ruim e trazer diversos males para sua saúde.

Para evitar o consumo excessivo dessas gorduras, fique de olho no percentual de gordura que aparece no rótulo do alimento.

Mas também há gorduras do bem. Pesquisas dizem que as gorduras insaturadas (presentes sobretudo em alimentos de origem vegetal como castanhas, abacate e alguns óleos), se consumidas com moderação, contribuem para prevenir doenças cardiovasculares e a hipertensão.

Katrina dá uma dica importante: há vitaminas que só são processadas no organismo a partir de gorduras. Entre elas estão as vitaminas C, D, E e K. Uma boa forma de ajudar o seu corpo a processar esses nutrientes importante é colocar um pouco de azeite de oliva na sua salada. Simples assim.

Leia o artigo original no Sodexo Insights.