Filtrar
Sodexo Club

Conheça os diferentes tipos de chocolate para cozinhar

24/07/17 10:07

Você sabia que o chocolate é o único alimento que derrete na temperatura do corpo humano? Conheça os tipos usados na cozinha.

Trabalhar com chocolate na cozinha é mais fácil do que parece. Como qualquer outra técnica, uma vez conhecidos seus princípios básicos, é possível produzir as receitas e criar seus próprios recheios. Segundo dizem, o fascínio pelo chocolate se deve ao fato de que é o único alimento que derrete na temperatura do corpo humano, tendo assim, uma textura inigualável! :)

Conheça os tipos de chocolates:

Cacau em pó: Extraído da massa de cacau depois de removida quase toda a gordura. É a maneira mais econômica e fácil de dar sabor de chocolate a massas, doces, cremes e bebidas. Quanto mais escuro o pó do cacau, mais saboroso e mais amargo ele será.

Chocolate em pó: Contém menos sólidos de cacau, mais açúcar e leite em pó, tem sabor leve e doce, é ideal para uso na cozinha e o preparo de bebidas (exemplos: brigadeiro e chocolate quente).

Chocolate amargo (ou puro): Possui alta porcentagem de massa de cacau (entre 70% e 100%) e é adicionado de pouco ou nenhum açúcar. Tem sabor rico e intenso e cor escura. Deve ser consumido por aqueles que realmente apreciam chocolate.

Chocolate meio amargo: Contém pelo menos 35% de massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar, baunilha e, algumas vezes, emulsificantes. Tem sabor rico, mas um pouco mais adocicado. No Brasil, até poucos anos atrás, era a opção mais “nobre” encontrada no mercado.

Chocolate ao leite: Contém até 20% de massa de cacau. É adicionado de leite em pó ou condensado, açúcar, baunilha e manteiga de cacau. Tem sabor leve e doce, sendo o mais popular dos chocolates.

Chocolate branco: Não contém massa de cacau, mas somente manteiga de cacau – que lhe dá um leve sabor de chocolate -, além de açúcar, sólidos do leite e aroma de baunilha. É mais doce e macio que os chocolates com massa de cacau.

Cobertura: É um chocolate com alto percentual de manteiga de cacau, o que lhe confere um brilho adicional para uso em coberturas e finalizações. É encontrado branco, ao leite ou meio amargo.

Cobertura hidrogenada: É uma cobertura que se assemelha ao chocolate, mas a manteiga de cacau é substituída pela gordura vegetal hidrogenada, tornando-se mais resistente ao calor e dispensando a temperagem. É um produto de segunda linha e não deve ser utilizado no preparo de receitas.

Fonte: Livro "400g - Técnicas de cozinha" – págs 496/497

Veja também

Tendências do mercado de trabalho para o futuro
Gestão de Pessoas

Sua empresa está pronta para o futuro?

18/07/18 11:52

O conceito de trabalho mudou. Conheça algumas tendências mundiais relacionadas ao mundo profissional que podem alavancar seus resultados.

Férias são importantes para aumentar a produtividade
Gestão de Pessoas

Em busca dos melhores resultados? Tire férias!

17/07/18 13:37

Quer aumentar a produtividade e criatividade dos seus funcionários? Garanta que eles tirem suas férias... e não seja o chefe que nunca descansa.