superalimento couve flor

Couve-Flor: uma ótima aliada para a saúde

2 Outubro 2022

Confira agora no artigo de Soraia Batista, a nutri da Sodexo, os benefícios do superalimento desse mês.

Linda por fora e muito nutritiva por dentro, a couve-flor é super fácil de ser encontrada nos supermercados ou feiras. Da mesma família do nosso tão amado brócolis, a couve-flor tem muitos benefícios e pode ser bem versátil nas preparações. Geralmente é consumida cozida, em saladas, em suflês, massa de pizza, em purê, tortas, bolinhos, enfim... a melhor forma de consumir e obter as propriedades da couve-flor é a que você gosta, porém, cozida a vapor ou assada são as melhores opções.

Propriedades nutrientes da couve-flor – veja quais são os benefícios da couve-flor

A couve-flor possui antioxidantes, compostos bioativos, cálcio, potássio, fósforo, manganês, colina, fibras e vitaminas C, K e do completo B.

O consumo do alimento se torna interessante devido à todas as propriedades nutricionais, mas vale destacar as fibras, pois assim, aumenta a sensação de saciedade, que pode auxiliar no emagrecimento.

Benefícios da couve-flor

  • Aumenta saciedade
  • Auxilia no trânsito intestinal
  • Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer
  • Contribui na manutenção dos ossos
  • Fortalece o sistema imunológico – importante em tempos de pandemia
  • Bom para a pele
  • Importante para o cérebro e para o coração


Para algumas pessoas, o consumo da couve-flor pode não ser tão interessante, porque a hortaliça tem um leve efeito laxativo, ou seja, o consumo exagerado pode causar episódios de diarreia e gases.

Pessoas que tomam anticoagulante também devem ter cuidado com alta quantidade do alimento, pois a vitamina K ajuda a coagular o sangue, efeito inverso do medicamento. Na dúvida, procure ajuda profissional e lembre-se sempre que tudo é questão de equilíbrio.

Quer mais qualidade na alimentação? 
Conheça os superalimentos Sodexo

Como escolher a melhor couve-flor e obter sempre os nutrientes da couve-flor?

Se você não tem muita prática na escolha desse alimento na hora da compra, guarda essa dica: ela tem que estar firme, as folhas devem estar verdes, bem próximas da couve-flor, e ela não deve conter manchas.

Que tal praticar sustentabilidade? Você sabia que podemos aproveitar 100% desse alimento? Se você costuma jogar fora a folha da couve-flor, não faça mais isso. Use-a para fazer refogados, sopas e o que mais sua imaginação permitir. O importante é reduzir o desperdício, além de trazer mais nutrientes para seu prato.

Por fim, esse superalimento contribui para a sua alimentação e consequentemente, da sua qualidade de vida! Bora incluir na sua rotina alimentar?

Agora que você já conhece os benefícios da couve-flor, confira receitas com couve-flor

Couve-flor gratinada

Lasanha vegana