A pandemia do novo coronavírus obrigou a reorganização e a adaptação do comércio em geral e, de maneira ainda mais restritiva, os estabelecimentos que manipulam alimentos, a fim de evitar contaminação por COVID-19 em seus funcionários e clientes.
Neste momento em que o delivery é importante para estes estabelecimentos continuarem faturando, esclarecer medidas de proteção de todos é a melhor forma de garantir que os serviços se mantenham – vale lembrar que com o manuseio correto dos alimentos prontos, é possível evitar a contaminação de COVID-19. Bom para os negócios e bom para o consumidor.
Medidas simples podem contribuir para a sua proteção na hora de receber o seu delivery:
- Escolha pagamento online e não tenha contato com o entregador
Os apps de delivery, como Rappi e iFood, já estão oferecendo a possibilidade de os clientes receberem seus deliveries sem terem contato com o entregador.
Para isso, é preciso selecionar o pagamento online e marcar essa opção antes de concluir o pedido. Indique onde o produto deverá ser deixado, garantindo, também, a segurança do entregador.
Você pode pagar online com seu vale-refeição Sodexo – é rápido e prático!
Caso o estabelecimento ou app não ofereçam esta opção, você pode deixar um recado na porta da sua casa, pedindo para que o entregador deixe o pacote, toque a campainha e se afaste. Assim, você consegue evitar contaminação por COVID-19 ao receber seu delivery.
- Cuidados após o recebimento
Após receber o seu delivery, é importante que você lave as mãos antes de desembrulhar os pacotes. E ainda:
- Abra as embalagens fora da cozinha;
- Transfira os alimentos para utensílios próprios (pratos ou potes);
- Descarte as embalagens imediatamente;
Com o tempo, mesmo após a pandemia passar, tente manter tais cuidados, evitando contágio também por outros tipos de doenças.
- Use o micro-ondas
Para garantir ainda mais a sua segurança, aqueça a comida por um ou dois minutos no micro-ondas. Dessa maneira, você potencializa os cuidados!
- Compre em locais com boas referências
Valorize os estabelecimentos que você frequentava antes da pandemia, pois você já conhece a qualidade de preparo e a comida.
Caso vá experimentar deliveries de locais novos, verifique antes as redes sociais do local – confira avaliações de consumidores principalmente sobre pontos como a higiene para não se decepcionar. Essa é uma maneira indireta, mas que pode te ajudar a evitar contaminação por COVID-19.
Saiba mais
Como ter uma alimentação saudável durante a pandemia?
Você sabe congelar alimentos de forma segura?