Filtrar
Sodexo Club

Dia das crianças cheio de diversão

30/09/20 14:57

O dia das crianças pode ter muita brincadeira e diversão, mesmo para quem está em confinamento social

Ideias para brincar com as crianças dentro de casa

Em um mundo cada vez mais digital, inserir brincadeiras lúdicas na rotina das crianças é muito importante. Elas estimulam a imaginação, a criatividade e o convívio social. Mostre às crianças que existe vida fora da tela do tablet, da televisão ou do smartphone, mesmo em um momento de impossibilidade de convívio com outras crianças e na escola.

A seguir, confira dicas para você aproveitar o dia das crianças em casa com seus pequenos:

Teatro de fantoches

Contar histórias com auxílio de um livro para as crianças é uma brincadeira educativa e que desperta nelas o interesse pela leitura. Você pode evoluir a atividade para um teatro de fantoches, com fantoches comprados ou feitos em casa com meias velhas e outros tecidos. Até mesmo bonecos que a criança já tem podem servir para tornar a brincadeira mais interativa.

Os adultos podem começar interpretando. Quando as crianças estiverem bem envolvidas, aí se invertem os papéis e elas devem contar a história.

Cabana feita em casa

Que tal acampar no dia das crianças na própria sala de casa ou no quintal? Basta usar cadeiras, lençois e pisca-piscas e usar a imaginação. Para aumentar a diversão, vocês podem preparar um piquenique e fazer a refeição dentro da cabana. Frutas, sanduíches, sucos e brigadeiros já fazem a alegria da garotada.

Crianças na cozinha

Sabe aquele bolo que seus filhos adoram? Ensine o passo a passo e, sob supervisão, deixe que eles preparem sozinhos. Com formas divertidas, bolos e cookies podem ser moldados e incentivar a imaginação dos pequenos enquanto cozinham ou comem.

Confira receitas para fazer com as crianças

 

Como fazer para as crianças comerem melhor

Brincadeiras do passado

O dia das crianças pode ser uma boa oportunidade para ensinar à nova geração as brincadeiras do passado. Como sugestão: bolinha de gude, peão, pega-varetas, passa-anel, o mestre mandou, telefone sem fio, elástico e muitas outras!

Stop

Para crianças já alfabetizadas ou em alfabetização, essa é uma ótima brincadeira. Defina as categorias que serão utilizadas, como nome, cor, animais, cidade e outras, escolha a letra que iniciará a rodada e pronto. O primeiro que terminar de preencher todas as categorias deve gritar “stop”. A brincadeira ajuda no enriquecimetno do vocabulário infantil e ainda estimula o raciocínio rápido.

Viu, só? Mesmo em quarentena, o dia das crianças pode ser muito divertido!

Leia mais

Como surgiu o dia das crianças?

Dia das crianças: vamos falar sobre consumo consciente?