Filtrar
Sodexo Club

Dicas para as crianças comerem melhor

04/07/18 14:54

A boa alimentação é um investimento a longo prazo para uma vida saudável. Como ajudar os filhos a comer direito?

 

Se durante o período de aulas já é difícil manter a criançada comendo bem, nas férias a rotina sai do eixo e pode ser ainda pior ajustar os filhos para uma alimentação infantil saudável. Reunimos aqui algumas dicas de saúde e alimentação para você manter uma dieta saudável sempre:

Dê o exemplo. Não adianta querer que a criança coma a maçã se você está comendo um pedaço de bolo. Preste atenção no que você come quando está com seus filhos e opte por alimentos saudáveis. Não só a alimentação infantil irá melhorar, como você vai perceber os benefícios da nova dieta.

Ofereça cor e variedade. A nutricionista  Gabriela Kapim é especialista em nutrição infantil e defende que os pratos tenham sempre cinco cores. Ela explica que uma refeição colorida reúne os nutrientes necessários divididos em quatro categorias: leguminosos (feijão, grão-de-bico, lentilha); cereal (arroz, trigo, aveia); proteína (frango, carne, peixe, ovo ou proteína vegetal) e vegetais (hortaliças e legumes).

 

sugestão de prato decorado para crianças

 

Seja criativo. Quer dicas de alimentação infantil saudável e divertida? Oferecer os alimentos no prato imitando uma cara de bichinho ou outro desenho que interesse à criança será um incentivo para experimentar coisas novas, que poderiam não ser bem aceitas em uma apresentação convencional.

Nunca faça trocas. Todo alimento tem seu valor! Se você diz que a criança só pode comer a sobremesa se terminar o brócolis, está assinando embaixo que o vegetal tem gosto ruim. A comida jamais deve ser moeda de troca e nem ser oferecida como prêmio.

Cozinhe com eles. Convide seus filhos para ir para a cozinha com você. Preparar alimentos junto com as crianças faz com que elas vejam a comida de outra forma e aumentem seu interesse por alimentos saudáveis.

Leia também:

Lanches saudáveis para crianças

Ensine seus filhos a cozinhar