Filtrar
Sodexo Club

Dúvidas mais comuns sobre os vales

17/08/21 15:33

Selecionamos as principais dúvidas dos profissionais em relação aos vales e às vantagens dos cartões de benefício

O vale-refeição e o vale-alimentação são benefícios muito comuns concedidos aos trabalhadores das empresas, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre eles. Por exemplo, você sabia que eles não são obrigatórios por lei, mas são regulamentados? E que o desconto máximo permitido para esses benefícios na folha de pagamento é de 20% do valor do vale?

Vamos tirar algumas das principais dúvidas dos profissionais sobre o tema e explicar as vantagens de receber os vales por meio de um cartão benefício.


Qual é a diferença entre VA e VR?

O que são vale-refeição e vale-alimentação?

Os vales de refeição e alimentação são benefícios oferecidos pela maioria das empresas aos seus colaboradores com o objetivo de proporcionar condições para a alimentação diária dos funcionários. O vale refeição é destinado a gastos com refeições prontas em restaurantes, enquanto o vale alimentação é destinado a mercados e estabelecimentos que vendem alimentos.

Os vales são um direito do trabalhador?

De acordo com o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), o VR e o VA não são obrigatórios por lei, mas se tornaram benefícios muito comuns no mercado de trabalho, sendo oferecidos pela maioria das empresas. Inclusive, o PAT oferece vantagens às empresas cadastradas, como dedução de parte do valor desses vales no imposto de renda.

O que eu posso comprar com o VR e o VA?

A maioria das empresas disponibiliza o valor dos vales por meio de um cartão benefício como o da Sodexo, garantindo praticidade e segurança ao funcionário e ao empregador. Com o cartão do vale-alimentação é possível comprar alimentos nos supermercados, açougues, mercearias e hortifrútis. Já o vale-refeição é aceito em restaurantes, padarias, redes de fast food, entre outros estabelecimentos.

Como fico sabendo em que locais o cartão benefício é aceito?

Para saber quais são os estabelecimentos cadastrados na rede Sodexo Pass na cidade onde você mora ou trabalha, é possível fazer a consulta de forma rápida no site ou aplicativo para conhecer a rede credenciada.

Os vales são descontados do salário?

De acordo com a lei do programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), o desconto salarial em folha de pagamento relacionado aos vales de refeição e alimentação podem atingir no máximo 20% do valor total do benefício concedido.

Existe um valor mínimo estipulado para o VR e o VA?

Não existe valor mínimo determinado por lei, cada empresa define quanto vai pagar de vale-refeição e vale-alimentação ao trabalhador. A recomendação do PAT é de que seja creditado um valor mínimo mensal no cartão benefício que seja suficiente para garantir acesso do funcionário a uma alimentação saudável e diversificada.

 

Leia também

Vale-alimentação: qual é a sua dúvida?

Qual é a diferença entre VA e VR?