duvidas mais comuns sobre os vales

Dúvidas mais comuns sobre os vales

16 Março 2022

Selecionamos as principais dúvidas dos profissionais em relação aos vales e às vantagens dos cartões de benefício

O vale-refeição e o vale-alimentação são benefícios muito comuns concedidos aos trabalhadores das empresas, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre eles. Por exemplo, você sabia que eles não são obrigatórios por lei, mas são regulamentados? Isso mesmo, vale-refeição e vale-alimentação precisam seguir normas regulamentadas! E que o desconto máximo permitido para esses benefícios na folha de pagamento é de 20% do valor do benefício?

Vamos tirar algumas das principais dúvidas dos profissionais sobre o tema e explicar as vantagens de receber os vales por meio de um cartão benefício.


Qual é a diferença entre VA e VR?

O que são vale-refeição e vale-alimentação?

Os vales de refeição Sodexo e alimentação são benefícios oferecidos pela maioria das empresas aos seus colaboradores com o objetivo de proporcionar condições para a alimentação diária dos funcionários. O vale refeição é destinado a gastos com refeições prontas em restaurantes, enquanto o vale alimentação é destinado a aquisição de gêneros alimentícios em  mercados, mercearias e estabelecimentos similares.

Os vales são um direito do trabalhador?

De acordo com o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), o VR e o VA não são obrigatórios por lei, mas se tornaram benefícios muito comuns no mercado de trabalho, sendo oferecidos pela maioria das empresas. Inclusive, o PAT oferece vantagens às empresas cadastradas, como isenção de encargos sociais e possibilidade de dedução de parte do valor desses vales no imposto de renda.

 

Conheça todas as mudanças do Programa de Alimentação do Trabalhador

O que eu posso comprar com o VR e o VA?

A maioria das empresas disponibiliza o valor dos vales por meio de um cartão benefício como o da Sodexo, garantindo praticidade e segurança ao funcionário e ao empregador. Com o cartão do vale-alimentação é possível comprar alimentos nos supermercados, açougues, mercearias e hortifrútis. Já o vale-refeição é aceito em restaurantes, padarias, redes de fast food, entre outros estabelecimentos que ofertem refeições prontas para o consumo.

Como fico sabendo em que locais o cartão benefício é aceito?

Onde aceita vale-refeição e vale-alimentação Sodexo? Para saber quais são os estabelecimentos cadastrados na rede Sodexo Pass na cidade onde você mora ou trabalha, é possível fazer a consulta de forma rápida no site ou aplicativo para conhecer a rede credenciada.

Os vales são descontados do salário?

De acordo com a lei do programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), o trabalhador pode participar do custeio do valor do benefício no limite de até 20% do valor total do benefício concedido, sendo descontado em folha de pagamento.

Existe um valor mínimo estipulado para o VR e o VA?

Não existe valor mínimo determinado por lei para o vale-refeição e o vale-alimentação, cada empresa define quanto vai pagar de vale-refeição e vale-alimentação ao trabalhador. A recomendação do PAT é de que seja creditado um valor mínimo mensal no cartão benefício que seja suficiente para garantir acesso do funcionário a uma alimentação saudável e diversificada.

Nesta página você pode conferir mais informações sobre quais são os valores recomendados as empresas para conceder o benefício.

Leia também

Vale-alimentação: qual é a sua dúvida?

Qual é a diferença entre VA e VR?